Topo

Baladas, "peladas" e férias. A rotina de Jô três semanas após o afastamento

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2014 06h00

Dezessete dias após ser afastado do Atlético-MG e ter o seu contrato suspenso por 30 dias, o atacante Jô já não está em Belo Horizonte e não mudou muito o seu estilo fora das quatro linhas, deixando o futebol em segundo plano. O centroavante está em São Paulo, ao lado da família, e tem intensificado bastante a vida social, curtindo com amigos baladas, além de participar de “peladas”.

No última dia 3, a diretoria atleticana anunciou o afastamento de Jô, André e Emerson Conceição, por indisciplina após o jogo contra o Atlético-PR, em Curitiba. Desde então, o trio está proibido de treinar na Cidade do Galo e tiveram seus vínculos suspensos por um mês. E os atletas seguiram passos diferentes e terão destinos diferentes.

Jô permaneceu em Belo Horizonte nos primeiros dias após o afastamento do Atlético. Em sua casa, no condomínio Fazenda da Serra, na Região da Pampulha, na capital mineira, o atleta realizou uma festa de despedida com a presença de amigos. Pouco depois de ser notificado pela diretoria que não fazia mais parte dos planos do clube, o atleta recolheu seus pertences na Cidade do Galo e se despediu dos companheiros.

Depois, viajou para São Paulo, onde mora seu pai, Dario Silva, e sua mãe Tânia Silva. Desde a semana passada o centroavante tem aproveitado a capital paulista ao lado de amigos. O atleta tem postado, em uma conta alternativa do Instagram, que não leva seu nome, frequentes fotos em baladas.

Na capital paulista, o atacante tem sido figura marcante em shows de hip hop e pagode. Jô é fã da banda Racionais MCS, que já foi utilizada por ele para inspirar companheiros de Atlético durante a Libertadores do ano passado e era utilizada nos vestiários em dia de jogos durante os aquecimentos. “Fui, Up Hip Hop pesado”, disse o atleta em uma das fotos a caminho da balada.

Uma pessoa próxima do atacante, que pediu para não ser identificada, contou ao UOL Esporte que o centroavante tem curtido uma espécie de férias em São Paulo. “Ele tem encontrado os amigos, matado a saudade dos seus pais, tem ido a shows, está em ritmo de descanso e tentando se recuperar de problemas particulares, que ainda o afeta”, disse.

Além das baladas, que são registradas pelo atleta, Jô deixou o futebol profissional de lado, mas tem matado a saudade do esporte em algumas “peladas” com amigos. Frequentemente, o atleta participa de jogos amadores e também de futevôlei. Para tentar manter a forma, o atleta tem feito treinos físicos individuais, em uma academia particular.

Segundo o UOL Esporte apurou, Jô não pensa em voltar para Belo Horizonte. O jogador já havia manifestado, em agosto, desejo de deixar o Atlético ao final do ano. E a diretoria atleticana já deu aval para seus representantes buscarem um novo clube. A ideia dos dirigentes alvinegros é conseguir uma negociação para evitar que o clube perca dinheiro com o centroavante. O futebol do México, onde está Ronaldinho Gaúcho, aparece como uma alternativa na tentativa de negociação do atleta.

Certo é que o Atlético já se prepara para negociar o centroavante por um valor bem abaixo do esperado. Jô havia recebido sondagens para se transferir de volta para a Europa antes de disputar a Copa do Mundo, no primeiro semestre. O clube alvinegro preferiu aguardar a disputa do Mundial para valorizar o atleta. Porém, o centroavante não teve bom rendimento no torneio e passou a se tornar jogador problema, após viver problema em seu casamento com a passista de escola de samba, Claudia Santos.

Jô não quis se manifestar oficialmente sobre o seu futuro e os problemas disciplinares. O representante do atleta, Beto Fedato, que cuida das negociações do centroavante, também não comenta sobre o futuro do atleta. 

O atacante André, que também foi afastado do elenco alvinegro por indisciplina é visto com certa frequência em uma quadra de futebol no bairro Buritis, em Belo Horizonte, onde encontra amigos para matar a saudade do futebol. O atleta também se despediu de alguns companheiros logo após ser informado do seu afastamento, mas tem evitado contato com atletas e não quis se manifestar oficialmente sobre o ato de indisciplina e a decisão da diretoria.

O futuro do atleta é parecido com o de Jô, já que teve o seu vínculo suspenso por 30 dias, só voltando a receber seus vencimentos em dezembro. A diretoria atleticana tentará encontrar um novo clube para André para a próxima temporada. O jogador, que custou aos cofres atleticanos R$18 milhões, tem pouco mercado fora do Brasil e o alto salário poderá dificultar uma transferência para equipes brasileiras.

Já o lateral-esquerdo Emerson Conceição é o único jogador que segue em Belo Horizonte, após o afastamento. O atleta preferiu continuar na capital mineira e tem procurado manter a forma física. Sem poder treinar na Cidade do Galo, mesmo que em horário separado do restante do elenco, pelo menos durante os 30 dias de suspensão do contrato, o atleta tem procurado treinar por conta própria.

Segundo o UOL Esporte apurou, com pessoas próximas a Conceição, o jogador tem mantido a forma física com corridas diárias na Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Belo Horizonte. O lateral, porém, não quer se manifestar publicamente, ainda, sobre o episódio e nem sobre o seu futuro.

A diretoria atleticana também estuda o futuro de Conceição. Com contrato válido até 2016, o atleta ainda tem dinheiro a receber dos dirigentes, que pensaram inicialmente em tentar uma rescisão amigável, situação que ainda não foi descartada oficialmente. Porém, o clube mineiro poderá tentar emprestar o lateral a um novo clube na próxima temporada.