Topo

Se já é caro pagar um técnico, imagine 3 de uma vez? Deve ocorrer no Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/11/2014 06h00

A permanência do técnico Enderson Moreira no comando do Santos no início da próxima temporada está em xeque. O UOL Esporte apurou que os cinco candidatos à presidência do clube nas eleições do próximo dia 6 possuem outros nomes para dirigir a equipe santista em 2015.

Desta forma, o Santos pode iniciar o próximo ano pagando salário para três treinadores. Isso porque a diretoria alvinegra assinou contrato com Enderson até o fim de 2015. Sendo assim, o novo presidente do clube terá que pagar, no mínimo em parcelas, a multa rescisória do atual treinador.

Esse não seria o único custo com técnico para o novo mandatário do Santos. Além de arcar com o salário do sucessor de Enderson Moreira, a nova diretoria santista provavelmente assumirá uma divida do clube com o técnico Oswaldo de Oliveira. O antecessor de Enderson enfrenta dificuldades para receber a multa rescisória e salários atrasados. Quando foi demitido em setembro, Oswaldo não recebia o ordenado há quase três meses.

“Parece até história de ficção. Se contar isso para algum gestor sério, estrangeiro, ele não acreditaria. É irresponsabilidade. Falta de planejamento e de competência administrativa.Não sabem negociar contratos e não conhecem nada de futebol”, afirmou o candidato Orlando Rollo, da chapa “Pense Novo Santos”.

Rollo, inclusive, é o único candidato que descarta o discurso “politicamente correto” e não tem receio de externar sua rejeição em relação ao técnico Enderson Moreira.

“Com todo respeito que ele (Enderson) merece como profissional, neste momento ele não faz parte dos nossos planos. Prefiro contar com um profissional mais experiente, que adote outro tipo de filosofia de trabalho”, disse Rollo.

Apesar de fazer lobby sobre o seu trabalho em entrevistas coletivas na reta final do Campeonato Brasileiro, Enderson Moreira não descarta que pode ser demitido com a saída do atual presidente, Odilio Rodrigues e, inclusive, considera “normal” o risco.

“Só não acho que dá pra colocar a responsabilidade toda em mim pelas derrotas, temos visto meninos, verificado o elenco, é importante para fazer essa avaliação. Se acontecer da nova direção fazer mudança, entendo que é normal, mas acho que a gente perderia a oportunidade de buscar um caminho, seguir na rota que acho que posso fazer”, disse Enderson.

Além de Orlando Rollo, concorrem as eleições do Santos dos seguintes candidatos: José Carlos Peres, do grupo “Santos Vivo”, Nabil Khazanadar, candidato da situação, Fernando Silva, da chapa “Mar Branco” e que recebe o apoio de Luis Alvaro Ribeiro, e Modesto Roma, do grupo “Santos Gigante”, apoiado por Marcelo Teixeira.