Topo

Blatter recebe 'aviso prévio' do COI e se enfurece, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 19h18

Joseph Blatter está sob aviso prévio em seu cargo no Comitê Olímpico Internacional. Representante do futebol na entidade e presidente da Fifa, ele foi avisado que terá de abrir mão da posição quando chegar aos 80 anos, em 10 de março de 2016 - a mudança deve ocorrer após os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. De acordo com o jornal The Independent, ele está furioso com isso.

Blatter integra o COI desde 1999, quando chegou ao cargo de presidente da Fifa. A mudança faz parte de uma série de mudanças propostas pelo presidente da entidade olímpica, Thomas Bach, e vai de encontro ao que Blatter defende: que cartolas possam continuar exercendo suas funções mesmo após a idade limite apontada, de 80 anos.

O primeiro aviso de que isso poderia acontecer, de acordo com a publicação, foi dado durante os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, e o presidente da Fifa não reagiu bem: classificou a medida como "ato de discriminação" e afirmou que membros do COI só deveriam ser dispensados se uma troca de posições se mostrasse necessária.

Trata-se de um indício de perda de influência do suíço, que deve se candidatar para o quinto mantado à frente da Fifa em 2015. Blatter tem enfrentado pressão internacional por conta dos desdobramentos das denúncias de corrupção no processo que escolheu Rússia e Qatar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente.