Topo

Ex-presidente da Lusa desafia promotoria a achar provas no caso Héverton

Manuel da Lupa dirigia a Portuguesa quando o clube foi rebaixado por escalar irregularmente o jogador Héverton - Rubens Cavallari/Folhapress
Manuel da Lupa dirigia a Portuguesa quando o clube foi rebaixado por escalar irregularmente o jogador Héverton Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 16h04

O ex-presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, desafiou o Ministério Público de São Paulo a encontrar qualquer conta movimentada por ele no exterior. O dirigente é um dos investigados por conta do rebaixamento da Portuguesa no ano passado. O clube perdeu quatro pontos em julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por escalar irregularmente o atacante Héverton, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

"O pessoal diz que eu tenho conta no exterior. O Ministério Público que abra, que mande averiguar. Vou dar uma procuração para levantar o que ele achar", disse ele, em um vídeo gravado, disponibilizado nesta quinta-feira no Youtube. O MP investiga contas no exterior para saber se algum funcionário da Portuguesa recebeu dinheiro para que o jogador fosse escalado de forma irregular.
 
O ex-presidente do clube afirmou que a atual diretoria está fazendo de tudo para prejudicá-lo: "quem não deve, não teme". Da Lupa diz que as últimas notícias sobre o caso Héverton, todas inconclusivas, são uma cortina de fumaça para encobrir o rebaixamento do clube para a Série C e o risco de a Portuguesa ter o seu estádio penhorado.
 
"Estão subavaliando o nosso complexo. Estão brigando para tirar o presidente (Ilídio Lico), por incompetência. Porque não é só o presidente. A gestão inteira é incompetente", diz ele.
 
Segundo ele, o complexo esportivo da Portuguesa, que inclui o estádio, está avaliado em cerca de R$ 600 milhões, mas "estão falando que vale R$ 300 milhões". "Eu fico preocupado se o estádio for a leilão. 
 
Da Lupa diz ainda que a versão de que ele teria recebido dinheiro de clubes cariocas não se sustenta. "Eu não tenho amizade com o Flamengo, depois do clube dos 13, com o Fluminense, com a Unimed. Mas mesmo que tivesse uma amizade íntima, eu jamais faria qualquer coisa para prejudicar a Portuguesa. Isso é questão moral. Para desviar a atenção, puseram na baila esse problema do Héverton". 
 
Por meio de um comunicado, a atual diretoria diz estar contratando uma auditoria para avaliar os seis últimos anos do clube,  cinco na gestão Manuel da Lupa.
 
"Diferentemente da diretoria anterior, que criticava a torcida e escondia-se atrás de seguranças especialmente contratados, o presidente Ilídio Lico mantém as portas abertas para ouvir o torcedor (...) A gestão Ilídio Lico não recuará diante de boatos e notícias plantadas", diz a nota.