Topo

Fifa confirma que Palmeiras é campeão mundial, diz governo brasileiro

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 21h15

A Fifa (entidade que controla o futebol) confirmou que o Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes. Ao menos foi o que informou o Ministério do Esporte nesta sexta-feira em uma nota publicada na página oficial da pasta.

O ministério diz que a Fifa enviou um documento reconhecendo a Copa Rio de 1951 como um Mundial de Clubes. A pasta, porém, não divulgou o documento.

Segundo o Ministério do Esporte, o documento recebido diz que "depois do grande sucesso da Copa do Mundo Fifa no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a Fifa visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951".

A nota do governo diz ainda que "quando recebeu a cópia da ata, Aldo Rebelo disse que "a decisão da Fifa homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo". Aldo Rebelo é palmeirense e ministro do Esporte.

O Palmeiras pedia o reconhecimento da Copa Rio como Mundial desde 2001, quando enviou o pedido à Fifa e à CBF.

O clube paulista conquistou o torneio internacional em 1951, derrotando a Juventus, de Turim, no Maracanã, por 1 a 0 e depois empatando em 2 a 2. Além de Palmeiras e Juventus, participaram do torneio Vasco, Nacional, de Montevidéu, Áustria Viena, Sporting, de Portugal, e Estrela Vermelha, da Iugoslávia.