Topo

Grêmio invade 'terra do chocolate' e pode repetir pré-temporada patrocinada

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/11/2014 06h00

O Grêmio mudará o local dos treinamentos de pré-temporada. A tradição de usar a cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, não terá sequência em 2015. O clube está com situação muito bem encaminhada para utilizar as cidades de Gramado e Canela, também na serra. Mantendo o molde de custo zero, o Grêmio pode repetir 2014 e ter a pré-temporada patrocinada, além de contar com apoio de empresas da região. 

As datas e locais de treinamento serão confirmados até o fim deste mês. Os trabalhos, inicialmente, ocorrerão nos campos do Gramadense e do Ortopé, ambos em Gramado. A comissão técnica e a direção do clube já estiveram nos locais onde as atividades ocorrerão. 
 
Já o local de concentração dos jogadores será no município de Canela, vizinho de Gramado. O hotel que receberá os atletas também já foi local de visitas do clube. 
 
Uma nova comitiva gremista deve ir na próxima semana novamente às cidades. Depois, os avanços comerciais também precisarão ocorrer para confirmação do local de treinos. Certo é que a ideia de realizar o período de preparação fora do país está descartada. A viagem e a possibilidade de ter novos atleta integrando o grupo durante os treinos dificultariam uma excursão. 
 
Gramado e Canela são destinos turísticos badalados na serra gaúcha. Cidades famosas por atividades culturais como o Festival de Cinema, a Festa da Música, o Natal Luz e também pelo chocolate. São dezenas de fábricas artesanais espalhadas pelas ruas dos dois municípios. 
 
A ideia de vender os naming rights (direitos de nome) da pré-temporada ganhou corpo desde o ano passado. Segundo o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, a ideia pode ser muito bem repetida neste ano. Contudo, uma nova negociação precisa ser feita, já que o Grêmio mudará de fornecedor de material esportivo e é exatamente esta empresa a preferencial para comprar a pré-temporada.
 
Atividades culturais no município também acontecerão. Uma loja oficial será montada no hotel que receberá os atletas e até mesmo um stand para adesão de novos sócios pode ser utilizado. Tudo para levar a marca gremista a outros locais que normalmente não recebem com tanta frequência os jogadores.
 
O Campeonato Brasileiro termina no dia 7 de dezembro. A partir do dia 8 os atletas estão em férias. O retorno ocorre no começo de janeiro e as datas de pré-temporada seguirão o calendário. O início do Campeonato Gaúcho ocorrerá apenas em fevereiro, e um ponto de interrogação que irá durar até os últimos momentos é a necessidade ou não de participação na fase preliminar da Libertadores, que ocorre ainda em janeiro. Tal situação pode refletir na quantidade de dias de pré-temporada. Para 'fugir' da Pré-Libertadores, basta ao Grêmio terminar o Brasileirão entre os três primeiros colocados.