Topo

Rádio: Barça investiga tentativa de "incharem" preço na compra de Douglas

Rádio catalã diz que clube investiga funcionário que tentou vender brasileiro por 12 milhões de euros  - EFE/Alejandro García
Rádio catalã diz que clube investiga funcionário que tentou vender brasileiro por 12 milhões de euros Imagem: EFE/Alejandro García

Do UOL, em São Pailo

21/11/2014 11h30

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, passou a investigar a contratação de Douglas. De acordo com o programa 'Què t'hi jugues!', da rádio Cadena Ser, um funcionário tentou “inchar” o preço do brasileiro e está na mira da direção do clube.

O secretário técnico Abert Valentín seria o acusado. O programa destacou que o Barça esteve muito perto de fechar com o lateral por 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 37 milhões), um preço muito superior aos 4 milhões ao que foi realmente pago.  

O Barcelona pagou 4 milhões de euros pelo lateral. O valor inclui mais 1,5 milhões dependendo do número de partidas realizadas. Os catalães investigam quem foi o responsável por “inchar” o preço. Apesar das afirmações da rádio, os catalães negam qualquer investigação. 

A rádio cita uma entrevista de Ataide Gil Guerreiro para a Jovem Pan no início de agosto. Na ocasião, o vice-presidente de futebol do São Paulo declarou que o clube estava perto de vender Douglas por um preço alto. A afirmação teria acontecido antes mesmo de o Barcelona começar as conversas formais pelo brasileiro.

A Cadena Ser ainda lembra que Valentín não tem poder para negociar com outros clubes ou intermediários, mas diz que Juan Figuer, empresário de Douglas, teve contato com o dirigente e que foi apresentada uma proposta que acabou não se concretizando.

De acordo com a rádio, o plano de Valentín seria excluir a Traffic da operação com a desculpa de que o grupo tinha uma má fama em Barcelona e inflar o preço do lateral para ter mais benefício. Outra parte da história, segundo o programa apresentada pelo clube, seria de que Figuer tentou enganar o Barça, mas que os catalães notaram a inflação no preço.

Por último, a emissora diz que conversou com outras fontes. Todos teriam estranhado as visitas de Valentín ao Brasil porque eram desnecessárias e que Figuer foi separado da negociação porque Bartomeu não negociaria com representantes e sim diretamente com o São Paulo.