Topo

Técnico diz confiar em volta de Castán após cirurgia cerebral: "guerreiro"

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 11h14

Uma nota emitida pela Roma na última quinta-feira causou comoção no futebol italiano, com a notícia de que o brasileiro Leandro Castán precisará passar por uma cirurgia no cérebro em dezembro. Nesta sexta, o técnico da equipe disse que o momento é de deixar o zagueiro sozinho, mas que confia no sucesso da intervenção e no retorno de seu jogador.

“Estamos todos com Leo. Após essa cirurgia no começo de dezembro, voltará a ser capaz, depois de um tempo, claro, para voltar a ser um jogador da Roma. Agora temos que deixá-lo sozinho. Não é apenas um grande jogador, mas um grande guerreiro. Ele vai voltar 200%”, afirmou o treinador francês Rudi Garcia em entrevista coletiva.   

Castán irá passar por uma cirurgia no cérebro para corrigir um cavernoma (uma mal formação vascular do sistema nervoso). Segundo a nota emitida pela Roma, o ex-jogador do Corinthians não corre risco de morte.

Na última quinta, a reportagem do UOL Esporte ouviu Marcelo Castán, pai do jogador, que falou com serenidade sobre o problema do filho.

"Ele tem uma má formação congênita, isso porque ele vinha em uma série de contusões na Itália, e as contusões não saravam e fizeram alguns exames, ressonância nele e foi detectado isso (cavernoma)", disse o pai do ex-corintiano. "Ele veio fazendo alguns tratamentos e agora vai passar pela cirurgia", completou.

Marcelo Castán disse ainda que conversou com o filho na manhã desta quinta e que os médicos ainda não precisaram um prazo para retornar a jogar uma partida oficial. Mas disse que viajará para a Itália quando Leandro for operado.

"Eu ainda não sei como vai ser a programação de pré e pós-operatório. Ele conversou comigo hoje e disse que que estava tudo bem e que podia ficar tranquilo. Inclusive, ele está treinando normalmente a parte física, com bola tudo normal", finalizou o pai do zagueiro.

O brasileiro participou de apenas um jogo da temporada, no dia 13 de setembro, contra o Empoli. Porém, Castán foi substituído no intervalo e, na sequência, sofreu um ataque de vertigem aguda (tontura).

"O jogador foi submetido a exames médicos nos dias após a partida, que revelaram uma alteração vascular congênita em seu cérebro. Dentro do cavernoma, os testes revelaram um pequeno edema e, como consequência, inchaço temporário", explicou a nota da Roma.

Aos 28 anos, Leandro Castán tem um currículo vencedor na carreira. O zagueiro foi campeão brasileiro (2011) e da Libertadores (2012) com o Corinthians. Suas boas atuações renderam convocações de Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira. Antes, o defensor defendera Grêmio Barueri, Helsingborgs (Suécia) e Atlético-MG, clube pelo qual foi revelado.