Topo

Xabi Alonso põe Neuer acima de C. Ronaldo e cria polêmica no Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 19h32

O volante espanhol Xabi Alonso, 32, do Bayern de Munique tenta se explicar há dois dias depois de ter declarado ao diário alemão “Sport Bild” que o goleiro Manuel Neuer, 28, seu companheiro de time e titular da seleção campeã da Copa do Mundo merecia ganhar a Bola de Ouro da Fifa como melhor jogador do mundo em 2014. A entrevista foi publicada na quarta-feira, mas reverbera até agora. Nesta sexta-feira, o volante deu nova entrevista ao inglês “Daily Mail” para tentar amenizar. Agora, até Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, entrou na polêmica para criticar Alonso por não citar o português Cristiano Ronaldo.

Na quarta-feira, Alonso disse que Neuer merecia a Bola de Ouro: “Se Manuel [Neuer] ganhar, seria absolutamente merecido. Tenho que dizer que ele é não só o melhor goleiro com quem já joguei, de longe, como também é excelente como jogador de campo”. As declarações mudaram, no entanto, nesta sexta-feira. “Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. Já disse faz tempo que seria justo que Neuer ou que qualquer jogador alemão vencesse porque são campeões do mundo. Mas Cristiano pode ganhar de novo, também seria justo pela temporada que fez e porque venceu a Liga dos Campeões”, falou, ao “Daily Mail”, nesta sexta-feira.

Toda a repercussão do caso havia se dado pelas publicações da imprensa espanhola, apenas na crítica. Xabi Alonso era jogador do Real Madrid até a temporada passada, companheiro de Cristiano Ronaldo e defensor do português nos duelos pessoais com o rival Lionel Messi, do Barcelona. Neste contexto, o técnico Carlo Ancelotti – que treinou Alonso no Real Madrid – tomou as dores de Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira.

“Eu li o que ele disse, é uma opinião, eu não gosto de entrar nesse tipo de declarações, ele deu uma opinião pessoal. Ele é um dos poucos que pensa que Cristiano não vai vencer, acho que isso está bastante claro. É normal que ele pense isso, [Neuer] é um companheiro dele. No ano passado teve muito debate, mas neste ano se eu não fosse treinador do Real Madrid seria difícil pensar em outro jogador que não seja Cristiano para ganhar. Alguém esquece que Cristiano foi muito importante para ganhar a Liga dos Campeões, fez 17 gols. Falemos da Bola de Ouro do ano que vem”, disse o treinador, em entrevista coletiva reproduzida pelo diário espanhol “Marca”.

Atual vencedor da Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo concorre com 23 jogadores pelo prêmio. Os três finalistas serão anunciados pela Fifa no dia 1º de dezembro. O prêmio acontece no dia 12 de janeiro de 2015. Além de Manuel Neuer, outros cinco alemães estão na disputa: o lateral Philipp Lahm, o volante Bastian Schweinsteiger, o meia Mario Götze e o atacante Thomas Müller, do Bayern de Munique, e o meia Tony Kroos, do Real Madrid. Neymar é o único brasileiro que concorre.