Topo

Reformulação do elenco passa por indefinição de emprestados no Fla

Rafinha deve retornar ao Flamengo em 2015 após empréstimo ao Bahia - Rudy Trindade/VIPCOMM
Rafinha deve retornar ao Flamengo em 2015 após empréstimo ao Bahia Imagem: Rudy Trindade/VIPCOMM

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/11/2014 06h10

A reformulação no Flamengo para a próxima temporada enfrenta obstáculos conhecidos nos bastidores da Gávea. A falta de recurso para contratar um jogador de relevância talvez seja o principal deles. E antes mesmo de finalizar a lista de dispensa e apontar as posições carentes do elenco, o departamento de futebol precisa definir o futuro dos atletas que retornam ao Rubro-negro depois de empréstimo.

Pelo menos sete desembarcam no Ninho do Urubu em 2015. A comissão técnica trata com cautela a questão, porém, reconhece a necessidade de acelerar o processo para diminuir os problemas na remontagem do grupo.

Quatro jogadores são revelações do clube. Rafinha, Rodolfo, Thomás e Welinton possuem contratos longos e só encerram os vínculos depois de 2016. É possível que pelo menos dois voltem a fazer parte do elenco.

Bruninho, Renato Santos e Val têm chances reduzidas de permanência na Gávea. O lateral Digão é um caso especial, já que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo e terá o processo acompanhado de perto pelo clube.

“Todos têm contrato com o Flamengo. A definição depende do desejo dos clubes com os quais estão vinculados. Querem renovar? Não querem? As situações fazem parte do planejamento para 2015, mas tudo ainda está indefinido”, afirmou o vice-presidente de futebol, Alexandre Wrobel.

Ao mesmo tempo em que tenta resolver o problema com os jogadores emprestados, o Rubro-negro trabalha nas renovações com atletas que encerram o contrato em 2014. O zagueiro Marcelo e o lateral Léo Moura devem prolongar o vínculo sem problemas.

Anderson Pico, Márcio Araújo e Nixon também possuem chances de ficar, pois agradam ao técnico Vanderlei Luxemburgo. João Paulo e Chicão seguem com as situações indefinidas. Arthur é o único com o martelo batido: retorna ao Londrina.