Topo

Sósia de ex-atacante, atleticano Dodô recria fama 'dos gols bonitos'

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

22/11/2014 06h00

O Atlético-MG mandará o time reserva contra o Internacional, neste sábado, às 19h30, em Porto Alegre. Certamente as atenções dos atleticanos estarão voltadas para um jogador em especial. Sósia do ex-atacante Dodô, o meia atleticano de mesmo nome tem chamado atenção pelo mesmo apelido que o ex-atleta do São Paulo e Botafogo era conhecido, o “artilheiro dos gols bonitos”.

Raphael Guimarães de Paula, ou apenas Dodô, vem ganhando espaço no Atlético. O meia, de 20 anos, marcou gols nos últimos três jogos do alvinegro mineiro. Pelo nome de batismo, porém, o armador é pouco conhecido. O atleta ganhou apelido pela semelhança com Dodô, que atuou por várias equipes do futebol brasileiro, como São Paulo, Santos, Botafogo.

“O apelido começou quando eu tinha eu tinha 11 anos. O Everton, supervisor da base, que colocou. Até então não tinha feito gol ainda. Ele falou que tinha semelhança física. Agora estão falando pelos gols bonitos. Estou gostando do apelido”, disse Dodô.

Porém, o atleta tem sido comparado ao ex-atacante por outra característica. O atacante era conhecido como o “atacante dos gols bonitos”, por ter eu seu currículo vários golaços. O Dodô atleticano, também tem mostrado este estilo, quando deixou a sua marca contra Palmeiras, Figueirense e Flamengo, em sequência.

“Eu sempre fiz gol na base. No profissional tenho feito gols e bonitos. Procuro sempre ficar perto da área. Estão me comparando a ele (Dodô) pelos gols bonitos, mas estou gostando”, comentou o jovem meia atleticano.

Natural de Lago Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, ele chegou ao Atlético aos 11 anos. Dodô está no clube há nove anos e já havia tido oportunidades na equipe de cima em 2013, porém, não conseguiu se firmar e acabou voltando para as categorias de base.

O atleta ainda mora na Cidade do Galo e tem uma ligação forte com os amigos da base. Ele troca a concentração no hotel principal para dividir o quarto de número 31 do hotel da base com os companheiros do time júnior. Dois passatempos são seus prediletos, jogar videogame e pescar.

Dodô tem explicação pelo fracasso. “Creio que estou mais preparado psicologicamente. Desde a última subida, tenho outra cabeça, outro jogador. Procuro me soltar dentro de campo. Já me soltei diante do grupo. Em campo é fazer o que sempre fiz”, disse Dodô.

“Graças a Deus, meu início está sendo muito bom. Me preparei na base para, quando chegar esse momento, estar preparado. Venho fazendo o que fazia na base. Tem dado resultado positivo”, afirmou o jogador.

No time profissional, Dodô já fez nove partidas nesta temporada e marcou três gols. O jovem jogador se tornou o destaque do time reserva atleticano. Mas vem ganhando espaço também na equipe titular. Diante do Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil, iniciou a jogada para o gol de Luan, o quarto que deu a classificação para o Atlético.

“Dodô é jogador que eu conheço desde a base, vi crescendo nas categorias de base, está tendo oportunidade na equipe profissional, é importante para o crescimento dele, jogador que sabe que vai ser mais cobrado pela performance que está tendo nas partidas, ele tem de ter a cabeça no chão, ficar tranquilo”, ressaltou o lateral-direito Marcos Rocha.