Topo

Adaptado a BH, J. Baptista aceita reserva e planeja vida longa no Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/11/2014 12h04

Júlio Baptista chegou ao Cruzeiro com a pompa de craque. Apresentado em um clássico, com o Mineirão lotado, e dentro de um carro-forte, o meia-atacante decepcionou e tornou-se reserva. Embora tenha se tornado opção entre os reservas, o camisa 10, que se sagrou bicampeão brasileiro, planeja aumentar permanência na Toca da Raposa.

Os títulos nacionais e a possibilidade de disputar a próxima edição da Libertadores são fatores que motivam o jogador a permanecer no clube mineiro, com o qual tem contrato até agosto de 2015. 

“O Júlio (Baptista) não faz planos de sair. Ele está feliz no Cruzeiro. Afinal, ele é bicampeão brasileiro. E tem a Libertadores do ano que vem para jogar. Certamente, não vai sair antes do fim do contrato. Ele cumprirá o acordo, como fez em todos os clubes que jogou”, disse Carlos Baptista, empresário e primo do jogador, ao UOL Esporte.

O baixo número de partidas disputadas por Júlio Baptista não é um fator que o incomoda. Improvisado como centroavante na maioria das vezes que atuou, La Bestia, como o atleta é conhecido, atuou em 37 partidas nesta temporada, número que corresponde a 50% dos jogos disputados pelo time em 2014.

No ano anterior, as escalações do meia-atacante foram ainda mais escassas. Contratado em agosto, junto ao Málaga (ESP), ele fez apenas 14 embates no segundo semestre, sendo dez delas na condição de reserva.

“Esta situação de não jogar constantemente não é um problema. Ele está acostumado a isso, jogou na Europa por muito tempo e não existe uma escalação considerada titular. Todos são titulares e têm condições de jogar. Não é algo que incomoda. Ele está no Cruzeiro para fazer o melhor pelo clube e de acordo com a comissão técnica”, afirmou Carlos Baptista. 

Como o jogador, a esposa espanhola Silvia Nistal e a filha Isabella, de três anos, estão adaptados a Belo Horizonte, o estafe não descarta uma renovação com o Cruzeiro, mas evita falar sobre o assunto, uma vez que o vínculo se encerrará daqui nove meses.

“O Júlio está adaptado a Belo Horizonte. A família dele também está feliz aí. Quem morou em São Paulo não tem problemas para se acomodar em BH, é muito tranquilo. Não tem motivo para sair. Ainda não conversamos sobre renovação, está muito longe, mas pode acontecer”, ressaltou o agente do meia-atacante.