Topo

Flu e Grêmio torcem para Cruzeiro ganhar a Copa do Brasil. Saiba por quê

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 11h51

A disputa pelas primeiras posições do Brasileirão já está praticamente definida. Fora do G-4, Grêmio (6º colocado) e Fluminense (7º colocado) torcem para que o Cruzeiro seja campeão da Copa do Brasil, pois representaria mais uma vaga aberta a times melhores classificados no Nacional.

O cálculo é simples. Caso o Cruzeiro conquiste a taça da Copa do Brasil, o país será representado na Libertadores pelo G-5 do Brasileirão. O atual quinto colocado (Atlético-MG) tem 61 pontos. O Grêmio aparece com 60 pontos, seguido pelo Fluminense, com 58 pontos.

Agora, se o Atlético-MG levar a Copa do Brasil, o país será representado na Libertadores pelo G-4, mais o campeão da Copa do Brasil. Atual quarto colocado do Nacional, o Inter tem 63 pontos. Restam duas rodadas para o fim do Brasileirão. O Atlético-MG venceu o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, com 2 a 0 sobre o Cruzeiro.

O Cruzeiro, campeão brasileiro, e o São Paulo, que hoje ocupa a segunda posição no torneio, já estão classificados para a Libertadores. O Corinthians, terceiro colocado, precisa de um ponto nos dois próximos jogos para assegurar a vaga. Já o Inter, atualmente na quarta posição, se classifica com mais uma vitória. Como o São Paulo já garantiu a sua vaga, um possível título da equipe na Copa Sul-Americana não vai mudar nada nessa briga.

A questão dos classificados para a pré-Libertadores e para a 2ª fase da Libertadores também depende da definição do campeão da Copa do Brasil. O regulamento da Conmebol informa que os três primeiros colocados do Brasileirão terão acesso direto à 2ª fase da Libertadores. Se o Brasileirão terminasse hoje, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians passariam para a competição sul-americana sem a necessidade de repescagem.

Uma quarta vaga direta à 2ª fase da Libertadores ocorrerá se o Cruzeiro conquistar a Copa do Brasil.

O Brasil tem cinco vagas fixas para a Libertadores. A Conmebol frisa que o país não terá vaga extra se o campeão da Sul-Americana for um brasileiro (no caso o São Paulo).