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Grupo de Eurico encaminha patrocínios, e Vasco busca faturar até R$ 30 mi

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/11/2014 17h28

Eurico Miranda ainda nem tomou posse no Vasco, mas seu grupo político já se movimenta nos bastidores e inicia a busca por patrocínios para a próxima temporada. E as negociações se mostram bem avançadas. A nova diretoria conversa com duas empresas dos ramos de bebida e aviação e sonha faturar até R$ 30 milhões por ano com os contratos.

A primeira negociação é com a Coca-cola, que injetaria um valor aproximado de R$ 20 milhões para estampar a marca na camisa do clube de São Januário e contribuir em projetos de reformas estruturais do estádio. As conversas são conduzidas pelo conselheiro recém-empossado Fernando Fragata, aliado de Eurico e diretor de relações institucionais da multinacional de bebidas.

Outra empresa que negocia com os cruzmaltinos é a companhia aérea portuguesa Tap, que pagaria cerca de R$ 10 milhões ao time. Tal conversa é alinhavada por Fernando Horta, vice-presidente da diretoria de Eurico e presidente da escola de samba unidos da Tijuca. O empresário português é uma das apostas do novo grupo de comando do clube para captação de recursos.

“O Vasco está precisando de novas parcerias com urgência. Estamos conversando com essas duas empresas, sim, e com algumas outras”, explicou Horta, em rápido contato telefônico com a reportagem do UOL Esporte.

Paralelamente às negociações, a nova diretoria avalia a situação da Caixa Econômica Federal. O contrato de parceria com a estatal se encerrou em 31 de agosto e o clube ainda tem a receber R$ 4 milhões, referentes à última parcela do acordo. Para obter tal valor, porém, se faz necessário pagar impostos atrasados e, obrigatoriamente, prestar contas a fim de gerar Certidões Negativas de Débitos (CND's).

Inicialmente, a gestão de Dinamite estudava um empréstimo na ordem de R$ 9 milhões com o intuito de quitar todas estas pendências e renovar o contrato com a CEF. A administração de Eurico, no entanto, não vê a engenharia financeira de uma forma tão vantajosa e se inclina a optar pelo fim da parceria, dando prioridade a um patrocínio de empresa privada, nos moldes de como vem sendo conversado com a Coca-Cola e a TAP.

Em nota oficial, a Coca-Cola nega que haja negociação para ser parceira do Vasco em 2015, através do conselheiro cruzmaltino Fernando Fragata. Confira a posição da multinacional de bebidas sobre o assunto:

"O diretor jurídico e de relações institucionais da Coca-Cola Andina Brasil, Fernando Fragata, mencionado na reportagem, informa não existir qualquer negociação em curso envolvendo qualquer espécie de patrocínio da empresa ao Clube de Regatas Vasco da Gama. Esclarece, ainda, que não exerce qualquer cargo de direção ou de gestão no clube, sendo certo que suas atividades na empresa não se confundem nem guardam qualquer relação com as de natureza pessoal por ele legitimamente desenvolvidas como sócio e conselheiro do Vasco". 

A TAP, também através de nota oficial assinada pelo diretor de marketing Francisco Guarisa, foi outra que negou conversas de patrocínio com o Cruzmaltino.

"A TAP Portugal esclarece que não existe qualquer negociação em andamento envolvendo o patrocínio da companhia aérea ao Clube de Regatas Vasco da Gama, conforme anunciado".

* Atualizada às 15h40 do dia 25 de novembro.