Topo

Luxa diz que Flamengo teria caído sem ele no comando e elogia Ceni

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 23h10

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, compareceu ao programa Fox Sports Rádio, na noite desta segunda-feira, e disse que teria levado Rogério Ceni para a Copa do Mundo de 2014 e que o Fla teria caído para a segunda divisão se ele não fosse contratado.

Primeiramente, ele defendeu que Rogério Ceni, goleiro do São Paulo e presente na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002, deveria ter sido o o goleiro no Mundial. "Era o goleiro mais preparado", disse.

Além disso, defendeu que Luiz Felipe Scolari, técnico que comandou o Brasil para o quarto lugar na Copa, deveria ter levado outros experientes jogadores para o torneio em casa: "Essa Copa era do Kaká, Ronaldinho, Luís Fabiano, Robinho e Rogério Ceni", completou.

Ainda falando da Copa, disse que a Alemanha não foi inovadora durante sua conquista: "A Copa do Mundo de 2014 não mostrou nada de diferente. O que a Alemanha fez o Brasil fez em 1970", comparou.

Flamengo
Falando do time o qual comanda, Luxemburgo disse que o clube carioca não conseguiria escapar da Série B se não tivesse sido contratado. Ele chegou no Fla para ocupar o lugar de Ney Franco no final de julho. Na ocasião, a equipe era a lanterna após 11 partidas. Hoje ocupa a nona posição, sem chances de ser rebaixado ou brigar por vaga para a Libertadores.

O treinador afirmou ainda que não aceitará a chamada "mala branca" nos dois confrontos que ainda restam, agora que o time já se salvou do rebaixamento para a Série B. "Não quero premiação por livrar meu time do rebaixamento. Fiz minha obrigação"", falou o técnico.

"Encaro mala-branca como incompetência. Você tem que pagar para outros porque não fez sua parte", criticou. O Flamengo ainda encara o Vitória, que luta para não cair (está um ponto atrás do Palmeiras, o 16º), e Grêmio, que tenta vaga na Libertadores, e assim poderia ser alvo de ofertas para que, mesmo sem pretensões no campeonato, se esforçasse para derrotar os rivais.

Dirigentes
Ele comentou ainda sobre quais dirigentes considera os melhores do futebol brasileiro. A lista citada por Luxemburgo é baseada em nomes contestados por torcedores dos clubes e pela mídia: Mustafá Contursi (ex-presidente do Palmeiras), Márcio Braga (ex-presidente do Flamengo), Marcelo Teixeira (ex-presidente do Santos), Alberto Dualib (ex-presidente do Corinthians) e Eurico Miranda (recém-eleito presidente do Vasco, cargo o qual ocupou há cerca de uma década).