Topo

Sem 7 a 1. Brasil bate Argentina e é tetra no Mundial de futebol de cegos

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 09h54

Se não conquistou a Copa do Mundo de futebol em casa, neste ano, o Brasil pode comemorar um título alternativo. O país é agora tetracampeão mundial no futebol de cegos. Na manhã desta segunda-feira, em Tóquio (JAP), o duelo foi com a Argentina. Apesar da partida ir para a prorrogação, a seleção verde-amarela provou seu domínio na modalidade e triunfou por 1 a 0.

O time brasileiro está invicto desde 2007, sem perder sequer uma competição da modalidade neste período: faturou três ouros nas Paraolimpíadas, é pentacampeão da Copa América e agora soma mais um título mundial.

12 seleções participaram do Mundial, que será disputado novamente em 2018, com sede ainda a definir.

A partida contra a Argentina foi tensa, e o Brasil teve suas maiores chances com o pivô Ricardinho, que parou diversas vezes no goleiro argentino Lencina. No fim do tempo normal, nenhuma equipe marcou.

Na prorrogação, o Brasil dominou o jogo, e foi Jefinho, melhor do mundo no futebol de 5, quem marcou. Ele invadiu a área rival, bateu rasteiro e fez o gol.

 "Na hora que chutei, não esperava que a bola fosse entrar. Acho que a sorte fez a parte dela também (risos). O importante é que pude comemorar mais este título. A emoção de fazer um gol em uma final assim foi muito grande. Nos esforçamos e demos o máximo que podíamos. Na hora do gol, extravasei", disse o jogador.

Ricardinho foi eleito o melhor jogador da competição. O treinador Fábio Luiz Vasconcelos, que já foi campeão como jogador, faturou seu primeiro como técnico. O vice-campeonato garantiu a Argentina na Paraolimpíada de 2016, no Rio.

"Havia muita tensão de ambas as equipes, dos dois lados. Houve momentos em que o cansaço era muito grande e ainda a pressão de ter que marcar um gol. Quando percebi que o Jefinho tinha feito o gol, foi um alívio que é difícil de explicar", afirmou Ricardinho.