Topo

Botafogo faz eleição à beira da queda e elege presidente para mudar rumo

Candidatos disputam cargo de presidente para comandar o Botafogo no triênio 2015-2017 - Arte UOL/Divulgação
Candidatos disputam cargo de presidente para comandar o Botafogo no triênio 2015-2017 Imagem: Arte UOL/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/11/2014 06h01

A preocupação de torcedores e dirigentes com o momento delicado que o Botafogo vive no Campeonato Brasileiro terá que ser suspensa nesta terça-feira. Nesta data, das 9h às 21h, sócios do clube terão a missão de eleger um novo presidente para o triênio 2015-2017. O resultado das eleições em General Severiano revelará o substituto do contestado Maurício Assumpção, que terá a missão de dar um novo rumo para o Alvinegro.

Mergulhado em dívidas, o Botafogo precisa recomeçar brigas na Justiça para encerrar penhoras que o asfixiam financeiramente – retornar ao Ato Trabalhista é uma das prioridades das chapas envolvidas no pleito. Retomar a administração do estádio Engenhão é outra necessidade urgente.

Quatro nomes estão envolvidos na eleição. São eles: Vinicius Assumpção, da Chapa Alvinegra, Thiago Cesario Alvim, da Chapa Azul, Carlos Eduardo Pereira, da Chapa Ouro, e Marcelo Guimarães, da Chapa Cinza.

O vencedor das eleições alvinegras terá desafios nos bastidores para recuperar a saúde financeira do clube. Este ponto é tratado como ponto de partida para que o futebol ganhe sobrevida. Em situação muito complicada no Brasileirão, o Alvinegro depende de um milagre para evitar que o novo presidente inicie mandato com a equipe na Série B.

1.785 sócios têm direito a voto naseleições do Botafogo, que são diretas. O vencedor assumirá o posto já no dia seguinte. A chapa vencedora terá o presidente, o vice e 140 nomes no Conselho Deliberativo. Se a chapa que ficar em segundo lugar tiver mais de 20% dos votos, indica 14 nomes ao Conselho. Se houver empate entre as duas chapas que ficaram em segundo lugar e com mais de 20% dos votos, cada uma indica sete nomes ao Conselho.

Durante o último mês, o UOL Esporte conversou com os candidatos alvinegros. Conheça os nomes e saiba quais são as propostas de cada um em caso de vitória no pleito: