Topo

Messi chega a 416 gols na carreira e supera Ronaldo Fenômeno

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 19h56

Lionel Messi, aos 27 anos, superou nesta terça-feira a marca de gols da carreira de Ronaldo Nazário, o Fenômeno. O atacante do Barcelona marcou três gols na vitória sobre o APOEL, do Chipre, pela Liga dos Campeões, e chegou a 416 gols, superando os 414 de Ronaldo na carreira.

Os últimos dias têm sido de recordes para Messi. Também nesta terça-feira ele se tornou o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, ao superar o atacante espanhol Raúl, ídolo do Real Madrid. Agora são 74 gols de Messi na competição contra 71 do veterano, que disputará a próxima Major League Soccer, nos Estados Unidos, pelo New York Cosmos. Quem persegue a marca é o português Cristiano Ronaldo, com 70 gols – o Real Madrid enfrenta o Basel, na Suíça, nesta quarta-feira.

No último sábado, Messi também tinha marcado três gols, mas em partida pelo Campeonato Espanhol, contra o Sevilla.  A façanha fez com que ele chegasse a 253 gols no campeonato nacional e quebrasse o recorde de Telmo Zarra, que por cinco décadas sustentou a marca de maior artilheiro da história do torneio, com 251 gols.

Messi perseguia a marca de Ronaldo Nazário desde o início do ano. O Fenômeno terminou a carreira com 44 gols pelo Cruzeiro, 54 pelo PSV Eidhoven (HOL), 47 pelo mesmo Barcelona, 59 pela Inter de Milão (ITA), 104 pelo Real Madrid, 9 pelo Milan (ITA) e 35 pelo Corinthians, além de 62 pela seleção brasileira. Messi tem 371 gols pelo Barcelona, clube que defende desde os 13 anos de idade, e 45 gols pela seleção argentina.