Topo

Pelé continua internado e passa bem. Não há previsão de alta

Pelé há 10 dias, quando deixou o hospital após crise de pedra no rim - Alessandra dos Santos da Mara Campos/Estadão Conteúdo
Pelé há 10 dias, quando deixou o hospital após crise de pedra no rim Imagem: Alessandra dos Santos da Mara Campos/Estadão Conteúdo

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 17h03Atualizada em 25/11/2014 17h58

Após ser internado nesta segunda-feira, em São Paulo, com um quadro de infecção urinária, o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, 74, o Pelé, passa bem, mas não tem previsão de alta. O hospital Albert Einsten, onde Pelé está internado, só deve se pronunciar, por meio de boletim médico. José Fornos, assessor pessoal do ex-atleta, afirma que ele pode receber alta nos próximos dias.

Pelé passou, há 12 dias, por um procedimento para a retirada de cálculos renais e ficou três dias internado. No dia 15 de novembro, recebeu alta e retornou para a sua casa. Na noite da última segunda-feira (24) ele retornou ao hospital e foi internado novamente. Na ocasião foi constatada a infecção.

De acordo com o chefe do departamento de uroneurologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Cristiano Gomes, os casos de infecção urinária são mais comuns, entre os adultos, em mulheres, mas eles crescem entre os homens com o avançar da idade.

"Em casos mais simples, o tratamento se dá à base de antibióticos e pode durar entre uma e duas semanas", explica Gomes. 

De acordo com ele, nesses casos, o mais importante é se descobrir o que levou à infecção. "Podem ser problemas na próstata, doenças neurológicas ou alguma falha no funcionamento da bexiga".

No caso de Pelé,  a infecção pode estar associada justamente à intervenção que ele sofreu para a retirada dos cálculos renais. O médico explica que não é incomum que infecções aconteçam durante uma cirurgia urológica. "Tanto o cálculo quanto as manipulações que são feitas podem contribuir para que a infecção aconteça", diz ele.

Entre os sintomas da infecção urinária estão o aumento da frequência do ato de urinar, ardor, peso ou dor na bexiga e nas costas, febre e calafrios. Em casos mais graves, pode haver queda de pressão.

Às 16h10, o hospital soltou um boletim em que confirma o que foi dito pelo assessor de Pelé. Veja o que foi divulgado:  

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado e que, após a realização de exames, verificou-se a presença de infecção do trato urinário e, no momento, encontra-se estável.
 
O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação.