Topo

Colômbia manifesta interesse em sediar a Copa do Mundo de 2030

Da AFP, em Bogotá (COL)

26/11/2014 17h03

A Copa do Mundo de 2030 ainda está distante, mas as possíveis sedes já começaram a se manifestar. Nesta quarta-feira, a Colômbia surgiu como candidata a receber o evento, após declarações do presidente da Divisão Maior do Futebol Colombiano (Dimayor), Ramón Jesurum.

“Estamos interessados na possibilidade de sediar o Mundial de 2030. Creio que nosso país está pronto”, disse o dirigente, ao mesmo tempo em que adotou uma postura mais cuidadosa.

“Porém, isso é muito preliminar, essa discussão ainda está se desenhando. É uma decisão que não será tomada antes de 2018”, explicou.

O colombiano ressaltou, no entanto, que reconhece que a candidatura do país é complicada, já que a Fifa faz altíssimas exigências, o que demandaria grandes investimentos.

Jesurum declarou que as autoridades esportivas colombianas já expressaram o interesse à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Até o momento, Uruguai e Argentina (em candidatura conjunta) e o Chile também já fizeram o mesmo.

Logo após a declaração de Jesurum, o presidente da Federação Colombiana de Futebol, Luis Bedoya, afirmou que não há nada oficial.

"Nós não conversamos com o Governo, imagine todo o investimento e outras condições logísticas, é necessário o apoio do Governo. Assim, eu quero ser claro, não há nada oficial", disse ele ao jornal El Colombiano.

A Colômbia já foi escolhida para sediar o Mundial uma vez, em 1986, mas desistiu, e o torneio aconteceu no México. Os outros três interessados já receberam o evento uma vez cada um. Enquanto a Argentina foi a anfitriã em 1978, o Chile foi a sede em 1962 e o Uruguai em 1930, na edição inaugural do evento. Por isso, em 2030, quando a Copa do Mundo completar 100 anos, deverá retornar à América do Sul.