Topo

Mudanças no FIFA World aumentaram competitividade? Gamers respondem

Filipe Oliveira, analista de sistemas e jogador de Fifa: "É um período de adaptação" - Arquivo Pessoal
Filipe Oliveira, analista de sistemas e jogador de Fifa: "É um período de adaptação" Imagem: Arquivo Pessoal

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 12h16

No início do mês, o FIFA Wortld, a versão gratuíta para PCs da série Fifa, sofreu mudanças significativas. A principal delas foi a adoção de um novo motor para o jogo, mais próximo do Fifa 15 do que no passado. Mas qual foi o resultado da mudança no ambiente competitivo?

Usando a série de torneios ESL Go4 FIFA World como parâmetro, o número de postulantes a títulos parece ter aumentado. Se Marcus Gonçalves, o Chikorita, venceu nove dos 11 torneios disputados na temporada pré-atualização, nas três etapas que foram jogadas após a troca, três jogadores diferentes levaram o título. Chikorita levou uma das etapas, mas Hermino da Silva (TretaTeam-H17) e Felipe Braga (Vincyt_CNG) também foram campeões.

O UOL Esporte conversou com algumas pessoas que disputam torneios regularmente para saber como as mudanças afetaram os gamers. Veja as respostas:

Marcus “Chikorita” Gonçalves (profissional do FIFA World)

É meio cedo para falar se a competitividade aumentou. Eu só joguei um campeonato com esse novo motor e ganhei. Antes, era mais fácil calcular o resultado de cada jogada, minha ou do adversário. Digamos assim: o jogo tinha poucas variáveis. Agora, por exemplo, você pode mudar o estilo de jogo do seu time sem nem precisar pausar o game. Acho que o game ficou melhor, mas tem muito mais coisas para levar em conta durante uma partida de oito minutos. Acho que essa inovação permite usar o máximo do potencial de cada um. Então, teoricamente, vai ficar mais competitivo. Mas isso depende da dedicação dos players.

Julio Ucker (profissional do FIFA World)

O jogo mudou bastante. Agora, está bem mais tático. Até tocar a bola está mais difícil. Quando vem a bola, você precisa controlar o seu jogador com muito mais cuidado. É preciso fazer uma série de adaptações em seu estilo. Antes, você conseguia correr bem mais com os jogadores. Hoje, isso não é mais possível. Você precisa maneirar na correria e trabalhar mais o jogo. Além disso, marcar está bem mais difícil. Tudo isso faz com que a competitividade aumente.

Filipe Oliveira (vencedor de um dos torneios da ESL na temporada)

É claro que a jogabilidade mudou e alguns players ainda não se adaptaram totalmente a essas mudanças. Eu, por exemplo, senti bastante dificuldades no domínio de bolas e no ajuste da precisão dos passes. Além disso, os zagueiros e os goleiros parecem estar um pouco melhores, também. Mas não vejo um aumento de competitividade. Só um período de adaptação.

Você tem sugestões de pauta sobre FIFA World ou outros games? Mande um e-mail para papodevarzea@gmail.com com E-Sports no assunto.