Topo

Pelé passa bem e pode ter alta nesta quinta-feira, diz assessor

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo*

26/11/2014 14h10

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, 74, o Pelé, poderá ter alta do hospital Albert Einsten nesta quinta-feira. É o que afirma o seu assessor pessoal Pepito Rodrigues, que visitou o ex-atleta nesta quarta-feira. Pelé está internado desde segunda-feira para tratar de uma infecção urinária. 

"Ele está bem e os médicos querem que o ciclo do antibiótico seja cumprido. Ele deve permanecer internado nesta quarta-feira, mas há boas chances que amanhã ele possa deixar o hospital", disse.
 
Pelé passou por alguns exames nesta quarta-feira e o seu estado de saúde foi considerado estável. Esta foi a a segunda internação de Pelé neste mês. A primeira ocorreu em 15 de novembro e durou três dias. Na ocasião, houve uma cirurgia para retirada de cálculos do rim, do ureter e da bexiga. Existe a possibilidade e a infecção ter sido provocada durante o procedimento.
 
No começo da tarde desta quarta-feira, um novo boletim médico foi divulgado: "O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado, recebendo antibioticoterapia por via endovenosa e, no momento, encontra-se estável. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação."
 
O chefe do Departamento de Uroneurologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Cristiano Gomes, explica que não é incomum que infecções aconteçam durante uma cirurgia como a realizada no ex-jogador. O tratamento dura entre uma e duas semanas e é feito com antibióticos nos casos mais simples.
 
Entre os sintomas da doença estão o aumento da frequência do ato de urinar, ardor, peso ou dor na bexiga e nas costas, febre e calafrios. Em situações graves pode haver queda e pressão.
 
*Atualizada às 14h43