Topo

Antigo 'craque da web' fracassa e volta ao Grêmio sem qualquer perspectiva

Felipe Nunes voltará ao Grêmio sem qualquer chance de ser aproveitado - Luiz Henrique / site oficial do Figueirense
Felipe Nunes voltará ao Grêmio sem qualquer chance de ser aproveitado Imagem: Luiz Henrique / site oficial do Figueirense

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/11/2014 06h00

Ele era considerado uma das principais apostas do Grêmio. Teve um vídeo na internet assistido e divulgado por milhares de torcedores. Nos bastidores do clube era considerado 'futuro Neymar'. Mas dois anos depois de sua contratação, voltará ao Tricolor sem pretensão alguma. Será, novamente, emprestado. Até arrumar clube, trabalhará separado dos demais. Felipe Nunes, de 24 anos, viu ruir totalmente o status que tinha em Porto Alegre. 

Não recebeu muitas chances na capital gaúcha, é verdade. Entre janeiro e dezembro de 2012, apenas 62 minutos em campo. Foram quatro jogos pelo Gauchão, dois pela Copa do Brasil, todos entrando no decorrer das partidas. Nenhum como titular. Caio Júnior e Vanderlei Luxemburgo preferiram outras opções ao meia-atacante. 
 
Nunes era considerado promissor. Surgiu no Independente de Limeira, do interior paulista. E causou problemas. No clube formador, tinha um pré-contrato pronto para os próximos cinco anos, mas não assinado. O Grêmio aproveitou-se do fim do vínculo e contratou o atleta sem custos. De pronto, o presidente do Independente reclamou de aliciamento. 
 
"O Grêmio, ou quem foi enviado pelo Grêmio, aproveitou o espaço entre um e outro e levou o jogador escondido daqui. Ele nos abandonou, entrou pela porta da frente, saiu pela dos fundos. Nós não queremos impedir ele de ir, só sermos ressarcidos. Sabemos como é difícil trabalhar, somos um clube pequeno. Se ele fez isso conosco hoje, pode fazer amanhã com o Grêmio", disse o presidente José Marcelo Assis, na ocasião. 
 
Não adiantou. O Independente nada recebeu, o jogador se transferiu para o Grêmio e negou acusações. "Eu não tinha pré-contrato de 5 anos assinados com eles, como disse o presidente. É simples: acabou meu vínculo em novembro, assinei com o Grêmio e saí de lá. Não tem porque tudo isso, não abandonei ninguém", rebateu. 
 
Nos bastidores do Grêmio, na época, era eleito como 'futuro Neymar'. A direção acreditava que havia descoberto um jogador que dentro de poucos anos estaria servindo a seleção brasileira. Enganou-se. A torcida seguia o mesmo tom. O vídeo promocional do jogador (Confira abaixo) virou febre entre os gremistas que pediam oportunidades a ele. Aparentemente estavam errados. 
 
Ele jamais conseguiu jogar regularmente na capital gaúcha. Sem sucesso no primeiro ano, foi listado para empréstimo e cedido ao Figueirense em 2013. Mas a nova empreitada também foi fracassada. Jogou apenas no Campeonato Estadual. Foram 11 partidas e 1 gol. Em maio, ele acabou dispensado e no resto do ano se limitou a trabalhar isolado do elenco gremista. 
 
No começo de 2014, na expectativa de nova sorte, foi para Portuguesa. Novamente não está tendo o sucesso esperado. Disputou, até agora, 11 partidas. Não marcou um gol sequer. Perdeu espaço no time que terminou a segunda divisão em último. 
 
Em janeiro, volta ao Grêmio para o último ano de contrato. Não tem chance de ser aproveitado. Mesmo que a direção garanta analisar cada um dos casos dos 16 jogadores que retornam, ele não está entre os jogadores que tiveram sucesso longe do Sul e voltam com outro status. O antigo 'craque da internet' precisará buscar outro clube.
 
A ideia gremista é dar prioridade aos jogadores vindos das categorias de base. No elenco atual, Erik e Everton já começariam acima de Felipe Nunes. Além do retorno de Paulinho, que deve ser aproveitado no ano que vem.