Topo

Fifa abre investigação contra Beckenbauer e membros do Comitê Executivo

Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 15h55

A Fifa abriu investigação contra cinco membros do Comitê Executivo da entidade nesta quinta-feira, de acordo com a rede BBC, entre eles o campeão mundial com a seleção alemã e ex-treinador Franz Beckenbauer. Os investigados responderão por seu papel na eleição da Rússia e do Qatar para sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

A investigação será feita por Michael Garcia, advogado que comandou a apuração das denúncias de corrupção na escolha das sedes dos Mundiais. Ele preparou relatório, que terminou com conclusão de que não houve problemas no processo. O documento foi divulgado de forma parcial pela Fifa, e o próprio Garcia afirmou que era errôneo e estava incompleto. Agora, ele abriu  procedimentos formais contra cinco pessoas.

Franz Beckenbauer foi um dos 22 que votaram para eleger Rússia e Qatar, em dezembro de 2010. Além dele, também está na mira Harold Mayne-Nicholls, potencial candidato à presidência da Fifa e que, nesse processo, foi responsável por conduzir a inspeção às nações candidatas.

Outros três membros do Comitê Exectivo serão investigados: o espanhol Angel Maria Villar Llona, o belga Michel D'Hooge e o tailandês Worawi Makudi.