Topo

Pelé é levado para UTI; ex-jogador diz que está em recuperação

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 20h12

Pelé deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite desta quinta-feira. De acordo com o Hospital Albert Einstein, ele foi movido para o setor para um tratamento especial para os seus rins, que só pode ser feito na UTI. Via Twitter, o ex-jogador afirmou que "graças a Deus isso não é nada sério".

De acordo com o hospital, Pelé está fazendo tratamento de suporte para o rim. Segundo especialistas ouvidos pelo UOL Esporte, um dos tratamentos mais comuns para esses casos é a hemodiálise, mas o hospital não confirma o procedimento.

"O termo suporte renal é muito vago. Quando o paciente está em debilidade hemodinâmica, se você resgatá-lo com uma hidratação, por exemplo, você está dando suporte renal. Você vai disso até casos de diálise renal, com diálise peritoneal ou hemodiálise", disse Aguinaldo Nardi, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, que fez questão de ressaltar que a ida para o UTI não significa necessariamente uma piora no estado clínico.

"A UTI não é só para pacientes que estão piorando. É só um tratamento mais disciplinado, com mais equipamentos à disposição. E com mais diagnósticos rápidos que podem intervir em pacientes com instabilidade. Não vejo isso como uma definição de que necessariamente piorou", completou.

Segundo informações do SporTV, Pelé está com uma infecção renal. Os antibióticos que foram utilizados para combater a bactéria não surtiram efeito e, por causa das toxinas eliminadas, o sangue foi contaminado e os rins começaram a falhar.

O hospital afirmou em boletim médico que o ex-jogador apresentou melhora em seu quadro clínico. “O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) apresenta melhora de sua condição clínica e seguirá sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Agora está temporariamente em tratamento de suporte renal, sem necessidade de outras terapias de suporte”, disseram os médicos.

Após a divulgação do último boletim médico, o UOL Esporte entrou em contato com a assessoria pessoal de Pelé, que confirmou a melhora no quadro clínico do ex-jogador citada no boletim, sem especificar as circunstâncias que levaram à necessidade do suporte renal. 

DECLARAÇÕES VIA TWITTER

Em seu perfil no Twitter, Pelé escreveu algumas mensagens e negou que tenha sido colocado na UTI. Segundo o ex-jogador, ele só foi movido para uma sala especial por privacidade.

"Quero aproveitar essa oportunidade para que vocês saibam que estou bem. Não fui colocado na UTI hoje, eu simplesmente me mudei para uma sala especial dentro do hospital apenas por privacidade. Enquanto eu aprecio todo os visitantes que vieram me ver, eu preciso continuar meu tratamento e recuperação em paz. Eu sou abençoado por receber amor e apoio, e graças a Deus isso não é nada sério. Estou ansioso para passar as férias com a minha família e começar o novo ano com saúde renovada, com muitas viagens internacionais já planejadas", escreveu.

Na manhã desta quinta-feira, Pelé foi movido para a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), pois ele estava com quadro de "instabilidade clínica". O hospital disse que a mudança era para cuidados especiais.

O ex-jogador terá de ficar pelo menos mais cinco dias no hospital como parte do seu tratamento. Pelé chegou ao hospital na última segunda-feira, apresentando um quadro de infecção urinária.

Há aproximadamente 15 dias, Pelé já havia sido internado no mesmo hospital. Na ocasião, ele precisou passar por um procedimento cirúrgico para a retirada de cálculos renais.