Topo

Pelé vai para unidade especial e deve ficar internado por mais cinco dias

Pelé segue em tratamento e deve ter alta até o fim da semana - Terceiro Tempo
Pelé segue em tratamento e deve ter alta até o fim da semana Imagem: Terceiro Tempo

Vagner Magalhães e Vinicius Segalla

Do UOL, em São Paulo*

27/11/2014 11h33

*Texto atualizado às 17h54

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, 74, o Pelé, permanecerá internado no hospital Albert Einsten por pelo menos mais cinco dias.

O jogador está sob cuidados médicos desde a última segunda-feira, quando deu entrada no local com um quadro de infecção urinária. De acordo com o hospital, ele passa por "instabilidade clínica" e "foi transferido para ser monitorado em uma unidade de cuidados especiais".

"O tratamento com antibióticos dura oito dias, então será mais ou menos isso. Os oito dias, mais um dia para se recuperar" disse o assessor pessoal do Rei, José Fornos Rodrigues, o Pepito.

A Unidade de Cuidados Especiais (UCE) recebe pacientes com necessidade de tratamento intensivo ou semi-intensivo. No local, pode-se ter acompanhantes e de acordo com a orientação médica, receber visitas.
 
Por conta da internação, a assessoria de Pelé já cancelou o evento de segunda-feira. Estava agendado ele receber o título de Doutor Honoris da Universidade Metropolitana de Santos. “A nova data depende da recuperação do Rei do Futebol”, diz a nota.
 
Segundo Pepito, os médicos querem manter o ex-atleta sob observação até que o ciclo do tratamento com antibióticos, iniciado nesta terça-feira, seja cumprido. Segundo ele, Pelé está bem e a mudança se deu mais para proteger a sua privacidade.
 
"Ele estava recebendo muitas visitas e um pouco desconfortável. Com a mudança, deve ficar mais tranquilo, para que ele se recupere", disse. "Como ele tem de receber algumas aplicações do medicamento, os médicos preferiram que ele ficasse internado. Outra opção seria ele ir para casa e ser acompanhado por um enfermeiro", disse ele.
 
Diariamente Pelé passa por uma série de exames e segundo o assessor, os resultados têm sido satisfatórios. Por meio de boletim médico, o hospital considera o estado de saúde de Pelé estável. 
 
Esta foi a a segunda internação de Pelé neste mês. A primeira ocorreu em 15 de novembro e durou três dias. Na ocasião, houve uma cirurgia para retirada de cálculos do rim, do ureter e da bexiga. Uma das possibilidades é que a infecção tenha ocorrido durante o procedimento médico.
Existe a possibilidade e a infecção ter sido provocada durante o procedimento.
 
De acordo com o chefe do Departamento de Uroneurologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Cristiano Gomes, não é incomum que infecções aconteçam durante uma cirurgia como a realizada no ex-jogador. O tratamento desse tipo de infecção dura entre uma e duas semanas e é feito com antibióticos, nos casos considerados mais simples.
 
Entre os sintomas da doença estão o aumento da frequência do ato de urinar, ardor, peso ou dor na bexiga e nas costas, febre e calafrios. Em situações graves pode haver queda e pressão.

Confira nota oficial

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado com instabilidade clinica.

Para receber os melhores cuidados, foi transferido para ser monitorado em uma unidade de cuidados especiais.

O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação.