Topo

Empresários, advogados... Saiba quem é quem na diretoria de Eurico no Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2014 06h02

A posse acontecerá somente na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, em noite pomposa na sede Náutica da Lagoa (RJ), mas o novo presidente do Vasco, Eurico Miranda, já tem definida praticamente toda a diretoria que terá a missão de resgatar o clube nos próximos três anos.

Entre vice-presidentes e cargos eleitos, a variedade de funções e profissões é a tônica da futura gestão. Na cúpula, se encontram empresários, advogados, médicos, historiador e presidente de escola de samba.

Há também velhos conhecidos da política vascaína, que marcaram presença na diretoria do clube na antiga gestão de Eurico Miranda.

A pasta da vice-presidência de finanças é uma das poucas que ainda estão vagas, mas até a cerimônia de posse já terá seu nome anunciado. O atual, Jayme Lisboa Alves, é cotado para continuar.

Fora da diretoria, mas entre os conselheiros eleitos, também estão outras personalidades influentes, como Fernando Fragatta, diretor de Relações Internacionais da Coca-Cola, e o deputado estadual e presidente da escola de samba Mangueira, Chiquinho da Mangueira. Veja abaixo quem é quem na diretoria do Vasco:

Diretoria Administrativa  (Eleita em 19 de novembro e com posse marcada para 2 de dezembro)

Presidente: Eurico Ângelo de Oliveira Miranda (Eurico Miranda)

1º Vice-Presidente: José Fernando Horta de Sousa Vieira (Fernando Horta)
- Empresário, dono de uma vinícola e uma rede de vidraçarias. É também presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval carioca. Está construindo um hotel em Portugal.

2º Vice-Presidente: Silvio Aquiles Hildebrando Godói  (Silvio Godói)
- Advogado. Antigo aliado de Eurico Miranda. Foi um dos quatro nomes que compuseram a diretoria transitória, eleita após os conselheiros votarem pela não continuidade de Roberto Dinamite na presidência quando o pleito foi adiado. O grupo, porém, não chegou a gerir o Vasco em função de uma liminar que manteve o mandatário no poder.

Vice-presidente de futebol: José Luiz Moreira (Zé do Táxi)
- Grande benemérito do Vasco. Já comandava a pasta na antiga gestão de Eurico Miranda. No ramo profissional, é dono de uma grande cooperativa de táxis do Rio de Janeiro. Foi responsável por financiar a campanha do novo presidente cruzmaltino.

Vice-presidente jurídico: Paulo Reis
- Antigo braço direito de Eurico Miranda, que ocupou a mesma pasta na antiga gestão do presidente vascaíno. Seus laços vão além do lado profissional, com estreita relação familiar.

Vice-presidente de Marketing: Marco Antônio Amorim Monteiro
- Grande benemérito do Vasco. Chamou a atenção quando, em janeiro de 2013, entrou com uma ação na Justiça onde proibiu o Cruzmaltino de atuar com um uniforme azul, fabricado pela antiga fornecedora Penalty como modelo 3.

Vice-presidente do departamento médico: Egas Manoel
- Benemérito do Vasco, é médico especializado em gastroenterologia e hepatologia. Possui clínicas na Barra da Tijuca, em Copacabana e na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Vice-presidente de esportes náuticos: Antônio Lopes Caetano Lourenço
- Era o mandatário da antiga pasta da vice-presidência de remo na outra passagem de Eurico Miranda pelo Vasco. Conquistou títulos importantes no esporte neste período. O remo será uma das prioridades do novo presidente.

Vice-presidente de quadra e salão: Fernando Lima
- Era o mandatário da pasta no período mais glorioso do basquete vascaíno, entre 1997 e 2001, quando o clube conquistou praticamente todos os títulos da categoria, incluindo dois Brasileiros e dois Sul-Americanos. É ex-vice presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro e foi o primeiro agente Fiba do Brasil, sendo responsável por intermediar a ida de Nenê para a NBA, em 2001.

Assembleia Geral (eleita em 11 de novembro e empossada em 19 de novembro)

Presidente: Itamar Ribeiro de Carvalho
- Advogado. Foi da chapa de Eurico em outras ocasiões, mas também já se voltou contra. Em 2001, quando era primeiro-secretário do Conselho Deliberativo, moveu ação juntamente com mais 21 conselheiros para bloquear os bens de Miranda cobrando ressarcimento ao clube, segundo reportagem da revista Placar do mesmo ano. Entre 1995 e 2000, foi vice de Relações Especializadas.

Vice-Presidente: Jaime Loureiro Nobre Baptista
- Médico e cardiologista no Rio de Janeiro. No Vasco, acumula o status de benemérito do clube.

Conselho de Beneméritos (Eleitos e empossados em 25 de novembro)

Presidente: Nelson Ribeiro de Souza (Nelson de Souza)
- Grande benemérito. Já havia sido vice na pasta entre 2007 e 2010. É filho de Ismael de Souza, que presidiu o Conselho de Beneméritos na década de 70.

Vice-Presidente: Marcos Pereira de Carvalho
- Foi indicado pela relação com Amadeu Pinto da Rocha, nome influente na política vascaína e que faleceu ano passado.

Conselho Deliberativo (Eleito e empossado em 19 de novembro)

Presidente: Luis Manuel Rebelo Fernandes (Luis Fernandes)
- Grande benemérito do Vasco.  Já havia sido vice de Relações Especializadas com Eurico. Atualmente, é secretário-executivo do Ministério do Esporte. No âmbito profissional, antes do atual cargo no Governo, foi  formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos. Também é mestre e doutor em Ciência Política pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Antes de chegar ao Ministério do Esporte, trabalhou para o governo federal sempre em órgãos ligados à pesquisa científica. Foi o secretário-executivo no Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 2004 e 2006, e presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), de 2007 a 2011).

Vice-Presidente: Sérgio Eduardo Martins Frias (Sérgio Frias)
- Historiador, autor da biografia de Eurico Miranda "Todos contra Ele". Um dos nomes fortes do grupo político "Casaca", que é a base de apoio do presidente. Foi atuante durante o período do processo eleitoral e um dos principais nomes da oposição durante os anos que Roberto Dinamite esteve no poder.

1º Secretário: Daniel Giglio Cerqueira
- Advogado e pós-Graduado em Previdência e Regimes Públicos e Privados. Atuou como Gerente Jurídico do Portus Instituto de Seguridade Social entre 2003 e2005.

Conselho Fiscal  (Eleito e empossado em 19 de novembro)

Presidente: Otto Alves de Carvalho Júnior (benemérito)
- Benemérito do Vasco. Sua família possui clínicas de saúde pelo Rio de Janeiro. Também foi bastante atuante durante o processo eleitoral. No dia do pleito, foi um dos fiscais da chapa de Eurico Miranda.

Integrante pela Maioria: Rafael Landa Montenegro Nuno
- Conselheiro e advogado. Também faz parte do grupo político "Casaca" e foi bastante ativo durante todo o processo eleitoral vascaíno. Chegou a entrar com uma liminar que, momentaneamente, anulou o adiamento da eleição do Vasco para 11 de novembro, retornando à data original de 6 de agosto. A ação, posteriormente, foi derrubada. No dia do pleito, foi um dos que fez a contagem de votos em São Januário. 

Integrante pela Minoria: Diego Henrique Carvalho       
- É empresário do setor de comércio internacional (exportação/importação). Foi indicado pela chapa que ficou em segundo lugar. No caso, a "Sempre Vasco", de Julio Brant.

Presidente de Honra: Antônio Soares Calçada
- Ex-presidente do Vasco na década de 80 e 90. Esteve no poder nas grandes glórias do Vasco entre 1997 e 2000.