Topo

Filha diz que Pelé está bem: "A imprensa está matando ele"

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 12h50

“Ele está super bem, reagindo super bem”. A frase é da filha de Pelé, Flavia Christina Kurtz Vieira de Carvalho. Em conversa com o UOL Esporte na tarde desta sexta-feira, Flavia disse que o pai está melhor, que não há motivos para aflição e que a imprensa está matando o ex-jogador.
“A impressão minha é a seguinte: ele está super bem, está reagindo bem. Ele não está em tratamento, não está em crise, não está em estado grave. Ele só está fazendo tratamento que ele precisa fazer, só isso. Vocês (imprensa) estão matando ele”, afirmou.

A filha de Pelé ainda negou que o pai tenha apresentado sinais de sepse (infecção generalizada). A permanência dele na UTI é apenas para a realização do tratamento necessário.

“Não tem sepse, não tem absolutamente nada ele está em tratamento só isso em recuperação”, disse.

Apesar de aparentar tranquilidade em relação a recuperação do Pelé, Flavia evita dar detalhes sobre o quadro de saúde do ex-jogador e elogiou o trabalho realizado pelo hospital Albert Einstein.

“A gente não está querendo falar nada. Tem o boletim do hospital, que está super íntegro, em dia”, completou.

Mais cedo, a assessoria do Albert Einstein divulgou o primeiro boletim médico do dia. No comunicado, os médicos afirmam que o ex-jogador está lúcido, mas ainda na unidade de terapia intensiva e passando por hemodiálise.

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está melhor de sua condição clínica e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Continua em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua), lúcido, em ventilação espontânea, sem necessidade de drogas vaso-ativas ou outras terapias de suporte. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação", afirmou o comunicado.

O hospital divulgou o boletim por volta das 10 horas (de Brasília), quando a assessoria de imprensa do local distribuiu o comunicado. Desde que foi informado que o ex-jogador foi transferido para a UTI, um grande número de jornalistas fez plantão na porta do Albert Einstein em busca de informações. No entanto, o hospital blindou qualquer notícia desde as 20 horas da quinta-feira, quando foi divulgado o último boletim médico.
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL Esporte, a hemodiálise é comum para tratamentos desse tipo e que a internação na UTI não significa necessariamente uma piora no estado clínico.

"A UTI não é só para pacientes que estão piorando. É só um tratamento mais disciplinado, com mais equipamentos à disposição. E com mais diagnósticos rápidos que podem intervir em pacientes com instabilidade. Não vejo isso como uma definição de que necessariamente piorou", completou Aguinaldo Nardi, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia.

Pelé chegou ao hospital na última segunda-feira, apresentando um quadro de infecção urinária.Há aproximadamente 15 dias, Pelé já havia sido internado no mesmo hospital. Na ocasião, ele precisou passar por um procedimento cirúrgico para a retirada de cálculos renais.

http://www3.uol.com.br/module/linha-do-tempo/2014/estado-de-saude-de-pele-1417184568701.jhtm