Topo

Geromel é alvo de propostas e Grêmio terá que pagar por permanência

Zagueiro Pedro Geromel é alvo de propostas de clubes brasileiros e do exterior - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Zagueiro Pedro Geromel é alvo de propostas de clubes brasileiros e do exterior Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2014 15h36

O que era apenas especulação, aos poucos se torna realidade. O Grêmio pode perder Pedro Geromel. O zagueiro é alvo de propostas oficiais de clubes brasileiros e do exterior e os gaúchos precisarão efetuar a compra para garantir a permanência dele. 

"Temos algumas situações concretas de mais de um clube do Brasil e mais de um do exterior. O desejo é permanecer", garantiu o empresário Mikel Portela, ao UOL Esporte. 
 
Pedro Geromel foi um dos destaques da defesa gremista, até então a melhor do Brasileiro, neste ano. Conquistou titularidade, chegou a ser capitão do time, e chamou atenção de clubes de vários países. Em Portugal, a imprensa local noticia o Sporting como um dos postulantes a ter o jogador. 
 
"O que sabemos é o que se fala no mercado. Se o Colônia quiser vender o jogador, poderá vender. O Grêmio, em tese, tem condições de comprar. Tem que ver a questão financeira", disse o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa. 
 
O contrato com o Grêmio vai até junho de 2016, mas se trata de um empréstimo. O jogador tem direitos ligados ao Colônia, da Alemanha, e para efetuar a compra o valor estimado gira em torno de 4,5 milhões de euros [R$ 14,1 milhões]. O vínculo ao clube gaúcho não prevê multa pela perda do jogador, mas a prioridade para cobrir o valor ofertado e manter o atleta. 
 
"O desejo é permanecer. Estamos conversando com o Grêmio há algum tempo e vamos ver o que o Grêmio tem a fazer sobre isso. Mas temos várias situações concretas sobre ele. Depende, também, da vontade do jogador. Se não quiser sair, não sai. Vamos aguardar a segunda-feira, quando conversaremos de novo", afirmou Portela. 
 
A direção do Grêmio não trata negociações publicamente. Já admitiu, entretanto, que Geromel é um jogador que está chamando atenção de vários clubes. E não será fácil igualar propostas altas pelo atleta de 29 anos. Um eventual 'plano B' para saída de Geromel, inclusive, já foi estudado. Trata-se de Thiago Heleno, que atualmente defende o Figueirense.