Topo

Grêmio desiste de 'novo Jardel' e devolverá Ronan ao Fluminense

Ronan conversa com Felipão em primeiros treinos no principal, mas voltará ao Flu - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Ronan conversa com Felipão em primeiros treinos no principal, mas voltará ao Flu Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2014 17h26

O 'novo Jardel' não vingou. Ronan, de 19 anos e 1,96 de altura, será devolvido ao Fluminense em janeiro. No Grêmio, foi levado ao time principal por indicação particular do técnico Luiz Felipe Scolari, mas bastaram algumas semanas e dois jogos para a avaliação apontar que não era necessário insistir com ele. 

O contrato de empréstimo no time de Porto Alegre vence em janeiro e não será renovado. Ronan, depois de ter algumas semanas treinando no elenco profissional, retornou para as categorias de base e não conseguiu jogar regularmente. 
 
Sua chegada no time de cima foi iniciativa particular do técnico Luiz Felipe Scolari. Na base, Ronan não era absoluto nos times. Mas sempre chamou atenção. A estatura e o bom posicionamento foram as características principais sempre percebidas no centroavante. Mas não o suficiente. 
 
Com pouco tempo, e apenas duas partidas no time principal, sendo uma delas como titular, diante do Cruzeiro, em Minas Gerais, ele foi 'ultrapassado' por Nicolas Careca, que passou a ser opção no elenco de cima. No duelo contra os mineiros, Ronan mostrou pouca intimidade com a bola e isso acabou pesando. 
 
Segundo a direção gremista, a avaliação passada pelo departamento de formação é que o atleta dificilmente seguirá no elenco. Será devolvido ao Flu, onde tem contrato por mais um ano. 
 
Não foi possível recriar Jardel. O ex-centroavante eleito Deputado Estadual no Rio Grande do Sul na última eleição seguirá apenas nas lembranças dos torcedores do Grêmio.