Topo

Palmeiras deve lucrar ao menos R$ 10 milhões com estádio só em 2014

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 06h01

Em meio à crise financeira, o Palmeiras pode comemorar uma nova fonte de receita: o Allianz Parque. Só em 2014, o clube faz planos de lucrar ao menos R$ 10 milhões em quatro eventos.

No primeiro, na estreia contra o Sport, a renda foi de R$ 4,9 milhões. Descontando os gastos, o time celebrou a entrada de R$ 3,6 milhões. A expectativa é que números parecidos sejam alcançados no dia 7 de dezembro, quando o Palmeiras enfrenta o Atlético-PR, na última rodada do Brasileirão. 

Soma-se aos mais de R$ 7 milhões com jogos de futebol o faturamento com dois shows do Paul McCartney, que foram realizados nos últimos dias 25 e 26 de novembro. Quase 100 mil pessoas passaram pelas duas apresentações. Só de aluguel, o Palmeiras receberá cerca de R$ 300 mil, que equivale a 20% do total.

A tendência é que esse valor aumente, já que o aluguel cobrado será maior do que o praticado na estreia. A estratégia é mostrar ao mercado que o palco é o melhor do país, como afirmou o empresário de Paul McCartney após os dois shows a diretores da AEG, gestora do local.

Além disso, o Palmeiras também faturará com a venda de cerveja e comida. Uma lata da bebida alcoólica custava R$ 10. A cada venda, R$ 0,50 vai para o clube. Por fim, a conta bancária alviverde também receberá uma parte em cima do que foi movimentado com estacionamento, bilheteria, camarotes e outras propriedades. E tudo isso sem precisar colocar dinheiro próprio. 

Como referência da importância da arena daqui para frente, antes da abertura do novo palco, o Palmeiras ocupava a 9ª posição no ranking de receitas com bilheteria entre os clubes que disputam a Série A do Brasileirão, com um acúmulo de R$ 8,7 milhões de bilheteria em 17 partidas em casa. Com a renda de R$ 4,9 milhões do jogo do último dia 19, o Palmeiras pulou da 9ª para a 4ª posição do ranking, acumulando R$ 13,6 milhões em 18 partidas em casa. Os dados são do Footstats. 

Planos para 2015

A expectativa para o ano que vem é que esses números cresçam bastante no próximo ano, com a comercialização dos 20% restantes de camarotes, novos patrocínios, e os shows de Roberto Carlos e Rolling Stones, sem contar a bilheteria com os jogos. Por isso, há a previsão de que o clube poderá faturar entre R$ 60 e R$ 80 milhões em 2015.

A banda inglesa de rock, aliás, iria tocar no Allianz Parque em março de 2015. A turnê mundial, no entanto, sofreu alterações, e os brasileiros poderão ver o espetáculo apenas no segundo semestre do ano que vem.