Topo

Pelé afasta quadro de sepse e apresenta resposta positiva ao medicamento

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 18h37

O quadro de saúde de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, apresentou melhora nesta sexta-feira após o ex-jogador reagir bem à medicação a que vem sendo submetido. De acordo com fontes médicas do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Pelé está internado desde a última segunda-feira (24), o Rei teve um princípio de sepse (infecção generalizada), quadro que pode levar a óbito, mas que já foi bloqueado pelo tratamento medicamentoso.

Isso quer dizer que, apesar de o ex-atleta seguir internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a evolução de seu quadro clínico ocorre como esperam os médicos. O combate ao princípio de sepse era o maior desafio enfrentado pelo Rei nos últimos dias.

A infecção urinária que acometeu o ex-jogador estava ameaçando se alastrar por outras partes do corpo. No início do tratamento com antibióticos, no último dia 24, os medicamentos não tiveram o efeito esperado, o que levou ao quadro de instabilidade descrito nos primeiros boletins médicos divulgados pelo hospital, além de uma piora nas funções renais, o que fez com que Pelé tivesse que passar por hemodiálise (filtragem artificial do sangue), procedimento que vem sendo realizado na UTI.

Os médicos, então, passaram a ministrar antibióticos mais fortes, o que, segundo o UOL Esporte apurou, deu resultado. isso não quer dizer, porém, que Pelé já está curado. Ele permanecerá no hospital por, pelo menos, mais cinco dias, dando continuidade ao tratamento com antibióticos para debelar de vez a infecção renal. 

Por volta das 15h30 desta sexta-feira, foi divulgado o último - até agora - boletim médico sobre o estado de saúde de Pelé:

"O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) vem apresentando melhora de sua condição clínica e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Continua em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua) e lúcido. O paciente respira espontaneamente. A única bactéria identificada até o momento é sensível aos antibióticos utilizados. Não foi identificada nenhuma infecção sistêmica", disse o boletim.    

É o segundo boletim positivo sobre Pelé nesta sexta-feira. Pela manhã, o hospital já havia divulgado que o ex-jogador está "lúcido, em ventilação espontânea ou outras terapias de suporte". Agora à tarde, manteve as informações e acrescentou que o Atleta do Século se alimenta por via oral.