Topo

Aos 22, Neymar já fez mais que C. Ronaldo com a mesma idade

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

29/11/2014 06h00

Atualmente Cristiano Ronaldo faz um gol a cada 60 minutos em campo, corre mais do que qualquer outro jogador, chuta com a precisão do Fenômeno e dribla com a habilidade de Ronaldinho. Tudo sem perder a pose, sem desajeitar o penteado lambuzado de gel e, às vezes, sem se sujar. Comparar esse Cristiano Ronaldo de hoje com outro jogador, em números, é algo um pouco injusto até para o eterno rival Lionel Messi. Mas o Cristiano Ronaldo de 22 anos de idade, da temporada 2006-2007, é comparável. Com a mesma idade hoje, Neymar, por exemplo, já fez mais do que aquele jogador do Manchester United, eleito o segundo melhor jogador do mundo naquela temporada.

A comparação se facilita por uma coincidência: Cristiano Ronaldo e Neymar fazem aniversário no mesmo dia, 5 de fevereiro. A diferença é que o português é sete anos mais velho e tem sete temporadas a mais que o brasileiro no futebol profissional. Para saber o que cada um fez com a mesma idade, o UOL Esporte levantou os números da carreira de Neymar e bateu de frente com os feitos de Cristiano Ronaldo até o dia 28 de novembro de 2007, quando ele tinha exatamente a mesma idade que Neymar tem hoje.

Na próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, a Fifa anunciará os três finalistas para o prêmio Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo e Neymar estão entre os 23 apontados para o prêmio. Para o trio final, o português é uma tendência, e o brasileiro é improvável. Hoje o duelo é desequilibrado, mas até os 22 anos, Neymar é muito mais goleador e conquistou mais títulos importantes. Cristiano Ronaldo, por outro lado, conseguiu maior representatividade para sua seleção nacional, e já aparecia entre os três melhores do mundo.

Neymar: 120 gols a mais

Neymar x Cristiano Ronaldo - Arte/UOL - Arte/UOL
Neymar, atualmente, e Cristiano Ronaldo na temporada 2006-2007, aos 22 anos
Imagem: Arte/UOL

Cristiano Ronaldo estreou pelo Sporting, de Portugal, clube que o formou, na temporada 2002-2003. Virou titular logo de início, depois de ter as primeiras chances na equipe. Hoje Cristiano Ronaldo é atacante, está mais perto do gol adversário, mas sua formação como jogador foi diferente. É, de origem, um ponta. Um meio-campista que atua pela lateral, no que se convencionou chamar de “extremo” em Portugal, ou de “winger”, no anglicismo. Sua função não era ser um goleador.

Mas foi. À medida que o português começou a evoluir no Manchester United, na Inglaterrra, foi ficando cada vez mais perto do gol. Mas até a temporada 2006-2007, ele foi ponta. Nesta temporada, sob o comando do técnico escocês Alex Ferguson, jogou pelo lado direito do meio de campo, que tinha Michael Carrick e Paul Scholes no centro e Ryan Giggs pela esquerda. No ataque, Wayne Rooney e Louis Saha. No início do ano seguinte, 2007-2008, limite para esta comparação, passou à ponta esquerda e formou um trio ofensivo com Rooney e Carlos Tévez. Neymar, diferentemente, foi sempre atacante, sempre perto da área adversária, sempre com a função de fazer gols, mesmo não sendo centroavante.

A diferença de gols, mesmo com a ressalva do posicionamento, é impressionante. Neymar, hoje, tem 206 gols contando jogos oficiais por clubes a partir da categoria profissional e partidas pela seleção brasileira principal, incluindo amistosos. Até o dia 28 de novembro de 2007, Cristiano Ronaldo só havia marcado 86 gols. São 120 gols de diferença, a favor do brasileiro.

A vantagem de Neymar é ligeiramente amenizada ao se comparar a eficiência de cada um com a mesma idade. Neymar tem 341 jogos na carreira, contra 289 jogos de Cristiano Ronaldo no mesmo período. Em eficiência, o brasileiro tem a marca de 0,6 gol por jogo, contra 0,3 gol por jogo do português até novembro de 2007. Ou seja, com a mesma idade Neymar marca o dobro dos gols.

Vitórias a mais para Cristiano Ronaldo

Neymar estreou pelo Santos em 2009, deixou o clube em junho de 2013 e viveu períodos vitoriosos e irregulares na Vila Belmiro. Apesar de predominantemente vencedor no clube, acumulou alguns tropeços. No Barcelona, vive tempos vencedores e raramente convive com a derrota. Na carreira, até aqui, são 192 vitórias, 78 empates e 71 derrotas do brasileiro, incluindo as partidas pela seleção brasileira. Em aproveitamento de pontos, ele marca índice de 64%

Cristiano Ronaldo não jogou no Brasil, e até os 22 anos jogou seis das sete temporadas pelo Manchester United, que com ele viveu período de sucesso. Com a mesma idade de Neymar, o português teve 169 vitórias, 64 empates e 56 derrotas, incluindo as partidas pela seleção portuguesa. Nos 289 jogos totais, ficou com 66% de aproveitamento, ligeiramente superior à marca do brasileiro.

Troféus de Neymar vieram mais cedo

Os troféus no futebol profissional chegaram às mãos de Neymar antes de serem alcançados por Cristiano Ronaldo. No Santos, o atacante se acostumou a ganhar títulos desde sua primeira temporada. Tem como principais conquistas da carreira a Copa Libertadores de 2011 e a já citada Copa das Confederações de 2013. Mas também ganhou três edições do Paulistão, em 2010, 2011 e 2012, a Copa do Brasil de 2010, a Recopa Sul-Americana de 2012 e, mais recente, a Supercopa da Espanha de 2013. Sete troféus profissionais, sendo um da principal competição do continente, quando no Santos, e outro pela seleção brasileira.

Cristiano Ronaldo não teve a mesma sorte. Estreou pelo Sporting, em Portugal, em uma temporada em que o clube não conseguiu ganhar nada. No Manchester, venceu a Copa da Inglaterra de 2003-2004, logo quando chegou. Dois anos depois, venceu a menos expressiva Copa da Liga Inglesa, normalmente ignorada pelos grandes clubes. Na temporada 2006-2007, deu o título do Campeonato Inglês ao Manchester United depois de uma seca de três anos. Ainda ganhou, em 2007, a Supercopa da Inglaterra. Quatro troféus, sendo apenas o do Campeonato Inglês expressivo.

Herói nacional português, herói que faltou brasileiro

A representatividade de Cristiano Ronaldo para a seleção portuguesa é imensa. Foi ele, com sucessor de Luis Figo, que fixou Portugal no cenário da elite do futebol europeu. Antes, o país era sempre uma incógnita para Copas do Mundo.

CRR - REUTERS/Kai Pfaffenbach - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Aos 19 anos, Cristiano Ronaldo comandou Portugal ao lado de Luis Figo na Eurocopa de 2004, sediada em Portugal. Acabou derrotado na final, para a surpresa Grécia, mas superou Inglaterra e Holanda na campanha, e saiu como grande jogador do torneio. No anos seguintes, foi o protagonista da seleção nacional nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, marcando sete gols. Na Copa, jogou em alto nível e foi novamente o astro da equipe que conseguiu a melhor campanha de Portugal desde 1966. Superou – de novo – Holanda e Inglaterra e foi eliminado pela França nas semifinais.

Mesmo sem títulos, Cristiano Ronaldo já era um herói nacional para Portugal aos 21 anos. Levou uma equipe média ao patamar das grandes apesar de não levantar troféus. Em números, marcou 20 gols em 53 jogos, com 31 vitórias, 14 empates e 8 derrotas – marcou 67% de aproveitamento.

Neymar não foi heroico como o português. Em 2010, virou tema de clamor popular para que fosse convocado por Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul. Não foi. Meses depois era titular da seleção, sob o comando de Mano Menezes. Mas falhou algumas vezes antes de conseguir o sucesso, diferentemente do português.

A Copa América de 2011 colocou Neymar como protagonista, logo após o título da Copa Libertadores pelo Santos. A realidade não atendeu à expectativa. O jovem atacante só jogou bem em um dos quatro jogos, contra o Equador, e viu a seleção cair nas quartas de final, para o Paraguai, na simbólica disputa de pênaltis em que o Brasil errou todos os chutes.

NN - Daniel Garcia/AFP - Daniel Garcia/AFP
Imagem: Daniel Garcia/AFP

Sem eliminatórias para disputar, ficou refém de amistosos para só em 2013 ser alçado à condição de grande jogador da seleção. Conquistou a Copa das Confederações, jogando no Brasil, derrotando a então campeã mundial Espanha com contundência. Desde então, mudou de patamar para a equipe. Na Copa do Mundo de 2014, decidiu os jogos contra Croácia e Camarões, na fase de grupos, e virou o herói que faltou depois da contusão contra a Colômbia, nas quartas de final, que o tirou da competição. Contra a Alemanha, na semifinal, sem ele, todos sabem o que aconteceu.

Até hoje, Neymar tem 41 vitórias, 12 empates e 7 derrotas em 60 jogos pela seleção brasileira, nos quais marcou 42 gols. Novamente, é mais goleador que o português, também com aproveitamento superior: 84%.

C. Ronaldo foi o melhor do mundo aos 23. E agora, Neymar?

CR2 - REUTERS/Christian Hartmann - REUTERS/Christian Hartmann
Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Cristiano Ronaldo explodiu para o futebol, como melhor do mundo, a partir do exato momento que Neymar vive atualmente: a virada antes de completar 23 anos. Foi na temporada 2007-2008, ainda no Manchester United, que o português mudou de status e começou a ser comparado com os melhores de todos os tempos. Venceu a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes, renovou o título do Campeonato Inglês e foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo.

No dia 28 de novembro de 2007, no mesmo estágio em que Neymar está hoje, Cristiano Ronaldo tinha 11 gols em 16 jogos, com 12 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota pelo clube inglês na temporada 2007-2008. Neymar, atualmente, tem 13 gols em 15 partidas do Barcelona na temporada 2014-2015, com 11 vitórias, um empate e 3 derrotas. Mais gols que o português, porém retrospecto pior na equipe.

Naquela temporada, há sete anos, Cristiano Ronaldo manteve o nível para conquistar todos os títulos coletivos e individuais que conquistou. A marca do português no fim daquela temporada foi de 42 gols em 49 jogos, número que fica como parâmetro para medir o desempenho e a evolução de Neymar daqui a sete meses.