Topo

Grêmio prevê investimento limitado. Estilo do grupo depende de Libertadores

Felipão terá nas mãos um elenco com investimento limitado no próximo ano - Lucas Uebel/Getty Images
Felipão terá nas mãos um elenco com investimento limitado no próximo ano Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/11/2014 06h00

O Grêmio não fará loucuras em 2015. Prestes a terminar a temporada, a direção tricolor prevê investimento limitado para o ano que vem. E a formação do elenco está diretamente ligada a uma eventual vaga na Libertadores. Em caso de classificação, contratações mais ousadas são possíveis. Caso contrário, o elenco não ganhará muitos reforços. 

"Teremos que trabalhar em um limite muito claro. O Grêmio busca se reestruturar financeiramente, e não tem como. Depende muito do tipo de competições que teremos. Aí, se permite fazer um avanço maior, ou não", disse o diretor executivo de futebol do clube, Rui Costa, ao UOL Esporte.
 
A luta para garantir vaga na Libertadores passa por dois pontos. O primeiro, vencer os dois jogos que restam no Brasileiro. O segundo, contar com tropeços de Inter ou Corinthians. O tradicional adversário depende de três pontos para confirmar vaga. O time paulista apenas um. No domingo, quando entrará em campo para pegar o Bahia, o Grêmio saberá se segue na disputa ou não. 
 
O técnico Luiz Felipe Scolari já iniciou conversas com a direção sobre os jogadores que terá disponíveis na próxima temporada. Sob contrato de dois anos e meio no clube, Felipão reiterou o desejo de usar jovens vindos das categorias de base. Porém já apresentou algumas posições nas quais pretende reforços. 
 
No entanto nada disso será tratado publicamente. O Grêmio não quer que a temporada seguinte prejudique esta. Qualquer movimentação será abordada apenas após o fim do campeonato. 
 
"Não conversamos com ninguém. Estamos na reta final do campeonato. Não se pode falar isso ou aquilo sob pena de frustrar o jogador, ou quem sabe parecer outra coisa. Não queremos que daqui a pouco já se pense em contratos, números, essas coisas", disse Rui. "Vamos ver o desafios que teremos e isso irá nos pautar", completou. 
 
Enquanto isso, o mercado se movimenta. Marlone e Geraldo, de Cruzeiro e Coritiba (emprestado pelo Londrina) respectivamente, são os primeiros cotados para linhas de frente. Enquanto Thiago Heleno, do Figueirense, é opção para uma eventual saída de Pedro Geromel. 
 
Mas o foco está garantido nos jogos. Para garantir um poder de investimento maior, no domingo, o adversário será o Bahia, às 19h30, em Salvador. Vencer vale manter viva a esperança. Se a sorte tiver ajudado no dia anterior.