Topo

Comoção por Chaves, morte e garrafada: o que marcou o futebol pelo mundo

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 06h00

A rodada do futebol pelo mundo foi intensa neste fim de semana e ficou marcada por notícias tristes que incluíram até mortes, garrafadas e cabeçadas em campo. No Campeonato Mexicano, o falecimento de Roberto Bolaños, criador do personagem Chaves, comoveu jogadores e torcedores que prestaram várias homenagens. Já em Madri, uma briga terminou com a morte de um torcedor antes do duelo entre Atlético de Madri e La Coruña.

Homenagens a Chaves

No último sábado, o América do México, time do coração de Roberto Bolaños, fez homenagens ao criador de Chaves antes do duelo contra o Pumas pelas quartas de final do campeonato nacional. No estádio Azteca lotado, o ator apareceu em imagens no telão e todos realizaram um minutos de aplausos para ele.

Antes do jogo, os jogadores entraram em campo para aquecer com uma camisa especial. Na frente, estavam estampados a imagem de Bolaños e dos dois personagens que marcaram sua carreira: Chaves e Chapolin. Nas costas, os atletas traziam o nome “Chespirito”, apelido de Bolaños, e o número 8. Isso porque no México, o seriado tem o nome de ‘Chavo del 8’.

Nas arquibancadas, também não faltaram homenagens. Muitos torcedores se caracterizaram como Chaves e usaram as mesmas roupas do personagem com direito a chapéu e as sardinhas no rosto.

Morte de torcedor em Madri

Um episódio triste marcou a rodada do Campeonato Espanhol neste domingo. Antes da partida entre Atlético de Madri e La Coruña, uma briga entre torcedores das duas equipes nas imediações do estádio terminou com a morte de um homem.

Antes do confronto, um torcedor do La Coruña foi jogado no rio Manzanares. Ele até foi resgatado pela unidade de mergulho dos bombeiros da capital espanhola, mas não resistiu a uma parada cardíaca e morreu no hospital Clínico San Carlos. No duelo, o Atlético venceu o La Coruña por 2 a 0.

Messi leva garrafada

Neste domingo, o Barcelon conquistou uma vitória  histórica ao vencer o Valencia por 1 a 0 com um gol aos 48 minutos do segundo tempo. Diante da vitória importante no Campeonato Espanhol, Lionel Messi bem que tentou comemorar o gol de Busquets.

Mas o craque argentino foi surpreendido e acabou levando uma garrafada na cabeça no momento da comemoração. Ele não escondeu as dores e saiu andando pelo campo com a mão na cabeça.

Neymar dá cabeçada

Também na vitória do Barcelona sobre o Valencia, o brasileiro Neymar se envolveu em uma polêmica.  Em um lance do jogo, o atacante caiu na área após uma dividida com Nicolas Otamendi  e pediu pênalti. O argentino se irritou e foi cobrar Neymar, que deu uma leve cabeçada no adversário.

Árbitro faz lambanças

Ménez  -  -

No jogo entre Milan e Udinese pelo Campeonato Italiano foi o árbitro quem chamou a atenção ao fazer várias lambanças em campo. O italiano Paolo Valeri errou ao não validar um gol legítimo do Milan em uma cabeçada que o goleiro defendeu já dentro da meta.

Pouco depois, ele ‘inventou’ um pênalti que não existiu no japonês Keisuke Honda, do Milan, que se jogou em campo. Não satisfeito, Valeri ainda expulsou o zagueiro adversário. Apesar das interferências do juiz, o Milan venceu a partida por 2 a 0.

Expulsão paralisa jogador

O mesmo jogo do Campeonato Italiano teve um outro fato inusitado. Michael Essien foi expulso pelo árbitro e ficou completamente sem reação. O atleta ficou paralisado olhando para o árbitro. A expressão gerou uma cena engraçada que já está fazendo sucesso na internet.