Topo

Zagueiro do Grêmio passa por cinco cirurgias e não tem prazo para voltar

Gabriel passou por cinco cirurgias e não sabe quando (nem se) volta a jogar - Marinho Saldanha/UOL
Gabriel passou por cinco cirurgias e não sabe quando (nem se) volta a jogar Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/12/2014 18h30

Gabriel vive momentos duros da vida. O zagueiro completou cinco cirurgias no joelho esquerdo, duas realizadas em Porto Alegre e três em São Paulo. Com direitos ligados ao Lajeadense e emprestado ao Grêmio, ele recebe toda assistência do clube de Porto Alegre mas não tem prazo nem garantia que voltará a jogar. 

"Ele foi operado em 2013, por nenhum dos médicos que compõe o departamento do clube em suas história nestes 20 anos. Este jogador apresentou complicações próprias de um procedimento. Coisas que podem acontecer. Teve o tratamento adequado. E com tempo, em função de evolução, achamos que deveria ouvir opiniões de fora do meio. Encaminhamos para um atendimento em São Paulo com um colega especializado. Ele fez novos procedimentos", disse o médico Márcio Bolzoni. 
 
O jogador rompeu ligamentos em um treinamento em Salvador, em setembro de 2013. No mesmo mês passou por uma cirurgia. Em seguida, a recuperação passou longe do ideal. Fez, repetidamente, outros procedimentos, mas ainda precisa do auxílio de muletas para se movimentar. Foram cinco cirurgias desde então, três em São Paulo e duas em Porto Alegre. 
 
"Os detalhes não me cabem, são informações de direito do atleta. O Grêmio tem dado total assistência a ele. A ponto de um médico acompanhar todos os procedimentos. Não há nenhum descuido ou desatenção do Grêmio e seus profissionais. A opção de ir tratar em São Paulo envolve muito de questões éticas da medicina", acrescentou Bolzoni. 
 
O prazo de retorno é incerto. E até se ele acontecerá não está garantido. Perguntado se era certo que o atleta voltaria a atuar profissionalmente, o Grêmio não foi definitivo. 
 
"Não temos prazo nem qualquer afirmação. Não vamos entrar em detalhes sobre técnicas usadas porque são informações dele e do médico que o operou em São Paulo [Renê Abdala]. O clube só pretende comunicar que tem dado toda assistência a ele", finalizou. 
 
Gabriel tem contrato de empréstimo com o clube de Porto Alegre vencendo no fim deste ano. O vínculo, porém, deve ser renovado para que ele siga tratamento. A ligação ao Lajeadense vence em dezembro de 2015.