Topo

Guardiola é o tipo de chefe que liga de madrugada e não para de inventar

Do UOL, em São Paulo

03/12/2014 06h00

Joseph Guardiola já é conhecido como um treinador muito exigente, com sua cartilha de comportamento e muito rigor na relação com o elenco. Mas o técnico vai além. Para os jogadores do Bayern de Munique, o espanhol é praticamente um obcecado pela perfeição. A definição de Robben é ainda mais direta: trata-se de um “doente do futebol”, no bom sentido.

Um dos destaques do Bayern, Robben conversa muito de tática com Guardiola. E isso pode lhe custar até umas horas de sono. “Ele pode te ligar às 3h da manhã para falar de táticas”, revelou o atacante holandês.

Robben diz que o Bayern melhorou muito com Guardiola, assim como seu futebol. Além de fazer a equipe valorizar mais a posse de bola, sua marca registrada, o treinador consegue variações rápidas durante os jogos. “Ele muda o esquema durante a partida, então time ficou mais flexível e com mais opções”, opinou.

O brasileiro Dante concorda. Segundo o zagueiro, tais mudanças só são possíveis porque Guardiola insiste demais com os jogadores. Repete a movimentação da equipe incansavelmente até ter certeza que todos entenderam o que deve ser feito.

“Além disso, ele não tem só um plano de jogo. Às vezes ele chega com até três alternativas por partida caso a primeira opção não esteja funcionando. É impressionante”, resumiu Dante em entrevista ao site da Fifa.

Recém-chegado ao Bayern, Xabi Alonso destaca outra característica de Guardiola: a criatividade. De acordo com ele, o treinador não para de inventar. “A cada jogo ele tenta trazer coisas novas ao time, adicionar novos conceitos. Ele traz algo diferente ao time”.

O resultado de tudo isso já é nítido em campo. Na Liga dos Campeões, o Bayern já está classificado e lidera o grupo E com 12 pontos, sete a mais que a Roma, segunda colocada. Já no Alemão, após 13 rodadas, o time de Guardiola está em primeiro com 33 pontos, contra 26 do vice-líder Wolfsburg.