Topo

Balotelli é acusado pela Federação Inglesa após postagem polêmica

AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 14h50

O atacante italiano Mario Balotelli, que joga no Liverpool, foi acusado de romper regras pela Federação Inglesa de Futebol (FA) com uma polêmica imagem postada em seu perfil no Instagram. O jogador foi instado a prestar esclarecimentos e pode ser punido, com o agravante de o caso contar com referências a cor da pele e religião.

Na segunda-feira, ele colocou imagem do personagem de video-game, Super Mario, com a legenda: "Não seja racista! Seja como Mario. Ele é um encanador italiano criado por japoneses, que fala inglês e parece mexicano. Pula como um negro e coleta moedas como um judeu".

"Está claro que o jogador do Liverpool quebrou a regra E3 com essa postagem abusiva e/ou imprópria", declarou a FA, em seu site oficial. Segundo a entidade, há o agravante de "incluir referência a origem étnica, cor, raça, nacionalidade e religião". Balotelli tem até 15 de dezembro para responder à acusação e prestar esclarecimento.

A postagem não ficou muito tempo no Instagram, mas foi muito repercutida pelos internautas. O jogador deletou a imagem e depois pediu desculpas públicas: "A postagem era para ser antirracista com humor. Agora entendo que, fora de contexto, pode ter o efeito oposto", disse. "Usei um desenho feito por alguém porque tinha o Super Mario e pensei que seria divertido, não ofensivo. Novamente, me desculpem", complementou.