Topo

Boneco "cagão" de Neymar rivaliza com Messi no Natal da Catalunha

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

05/12/2014 06h00

Messi e Neymar disputam o topo das vendas de um tradicional boneco natalino catalão. São os caganers dos jogadores que fazem sucesso na Espanha e são comercializados como um dos principais produtos em tendas espalhadas por Barcelona. A figura é escatológica, com uma pessoa defecando, e simboliza fertilidade para um povo de tradição agrícola – o produto original é a imagem de um camponês defecando.

“Podemos dizer que o nosso campeão de vendas ainda é o Messi. Só que agora ele ganhou a concorrência do Neymar, que completa um ano de fabricação. Aqui as coisas funcionam melhor com o tempo, e o número de vendas do Neymar já é o suficiente para rivalizar com o de Messi”, explica Marc Alós, dono da maior empresa de confecção e venda dos bonecos, a caganer.com
 
Marc trabalha com a mãe, Ana Maria Plá, na tenda de maior tradição na cidade. Ela faz parte da feira natalina que é montada ao lado da igreja Catedral em todo final de ano em Barcelona, e faz sucesso entre os turistas como acompanhou o UOL Esporte (veja no vídeo).
 
Em dezembro, a barraca chega a vender 15 mil bonecos, de acordo com os donos. Os de Messi e Neymar estão entre os mais caros, já que são fabricados nos maiores tamanhos e vendidos a 16 euros (cerca de R$ 50). Na tenda, outros vários jogadores, assim como personagens políticos, incluindo a presidente do Brasil, Dilma, e das artes estão presentes. Existem opções de pequenos bonecos a 4 euros (R$ 12). 
 
“O do Neymar é para minha filha, que é fã do jogador. O do Che (Guevara) vou dar para meu filho”, explicou o basco Albert Izua ao sair da barraca com os produtos comprados.
 
“Aqui temos boa venda de líderes políticos também. Posso citar o (Barack) Obama, o (Vladimir) Putin e o Fidel Castro como os campeões no setor”, contou Marc.
 
O caganer faz sucesso com os turistas curiosos e é figura presente no presépio de um catalão. A existência de uma associação, a amigos do Caganer, com mais de 25 anos de fundação, dá o tom do fanatismo na Catalunha pelo boneco. 
 
“Tenho mais de cem bonecos. Para mim é uma figura que humaniza o presépio e nos iguala a todos”, explicou o presidente da associação, Xavier Borrel, de 56 anos. “É que não tenho jogadores do Barcelona. Tenho um jogador genérico do Barça que para mim representa todos”, contou.
 
O boneco de Neymar foi o último lançamento da linha de jogadores do Barcelona. O uruguaio Luis Suárez não ganhou uma versão neste ano e ainda é comum encontrar na Catalunha a figura de Ronaldinho, considerado o maior líder de venda da história do produto, de acordo com Marc Alós.
 
O boneco defecando é tradição aceita pela igreja católica espanhola. Segundo historiadores, ele remonta à exaltação realista da época barroca, no século XVIII, e simboliza a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte.
 
“Se trata de uma figura que traz sorte. Com o ato representa o círculo da vida. A terra nos da alimento, que comemos, digerimos e defecamos para abonar a terra”, explicou Xavier Borrel.