Topo

Santos cancela eleição presidencial após suspeita de fraude

Mesário teria oferecido duas cédulas para eleitor da situação. Houve confusão e cancelamento do pleito - Samir Carvalho/UOL
Mesário teria oferecido duas cédulas para eleitor da situação. Houve confusão e cancelamento do pleito Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho e Vanderlei Lima

Do UOL, em Santos e São Paulo*

06/12/2014 11h23

* Texto atualizado às 12h29

As eleições presidenciais do Santos foram canceladas por suspeita de fraude. As 10 urnas eletrônicas colocadas para a eleição presidencial do Santos tiveram problemas técnicos e não funcionaram na Vila Belmiro. Foi decidido que a votação seria por cédulas. Mas não tardou para dar confusão na opção pelo voto no papel.

Um mesário foi acusado de oferecer duas cédulas para sócio da situação. O incidente gerou interrupção da votação. A urna 7 foi retirada e o mesário impedido de prosseguir o trabalho. Por conta da acusação de fraude, foi entendido que seria necessária uma nova eleição, marcada para o próximo sábado, às 10h.

O aviso do cancelamento provocou revolta nas centenas de associados presentes no Salão de Mármore do clube. Muitos ficaram horas sob sol intenso na rua Princesa Isabel.

Eram esperados 8 mil sócios neste sábado para escolher o presidente que governará o Santos pelos próximos três anos.

Associados de chapas opositoras acusam os organizadores da eleição de provocar pane proposital das máquinas. Segundo eles, o objetivo do atraso era cansar sobretudo sócios idosos na fila, fazendo com que alguns santistas desistissem de votar.

A eleição santista estava sendo realizada em São Paulo, na sede da Federação Paulista de Futebol. Na FPF, a votação transcorria normalmente até receberem a informação do cancelamento na Baixada Santsta.

Sócios do Santos - Samir Carvalho/UOL - Samir Carvalho/UOL
Associados do Santos reclamam na entrada da Vila Belmiro em virtude dos problemas nas urnas
Imagem: Samir Carvalho/UOL

Concorrem ao pleito os seguintes candidatos: Modesto Roma Júnior (vice Cesar Conforti), da "Santos Gigante" e apoiado por Marcelo Teixeira; Fernando Silva (vice Reinaldo Guerreiro), da "Mar Branco" e apoiado por Luis Alvaro de Oliveira; José Carlos Peres (vice Antonio Carlos Cavaco), da chapa "Santos Vivo"; Nabil Khaznadar (vice Carlos Fonseca), da "Avança, Santos" e apoiado pela atual diretoria, de Odílio Rodrigues; Orlando Rollo (vice Vagner Lombardi), da "Pense Novo Santos".