Topo

Arena completa dois anos ainda sem títulos e perto de ser somente do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2014 19h14

Há exatos dois anos, no dia 8 de dezembro de 2012, o Grêmio inaugurou seu novo estádio, moderno, que simbolizava o marco de uma nova era no clube. A Arena surgiu para o mundo no amistoso contra o Hamburgo, que sucedeu uma grande festa. O tempo passou e a nova era prometida ainda não veio. Pelo contrário, o estádio foi motivo de muita discussão e negociação entre o presidente Fábio Koff e a OAS, parceira na construção e gestão do equipamento. Agora, a compra absoluta se aproxima e finalmente a Arena será apenas do Grêmio. 

A direção gremista já, inclusive, oficializou a compra da gestão do estádio. O acordo foi fechado com a OAS para que a parceria, antes prevista para 20 anos, se encerre no segundo. O momento é de reuniões de departamentos jurídicos para a construção das minutas de contrato. Após este passo, o seguinte será apresentação aos conselheiros do Grêmio. Com a aceitação dos representantes da torcida, o documento será assinado e finalmente a Arena será apenas do Tricolor. 
 
Mas isso não deve ser breve. A previsão otimista aponta para o primeiro trimestre do ano que vem. Antes, há a preocupação em relação a situação da OAS. A construtora é alvo de investigação da Polícia Federal na Operação Lava-Jato. Com isso, pode ter bens bloqueados. E como a Arena está presa a um financiamento do BNDES, qualquer modificação legal pode ser interrompida ou demorar mais que o previsto. 
 
Dentro de campo, o estádio já caiu nas graças dos torcedores. Teve, neste ano, seus maiores públicos em jogos oficiais. O recorde atual é 47. 244 torcedores, ocorrido no jogo contra o San Lorenzo pelas oitavas de final da Libertadores. O segundo maior público é o clássico Gre-Nal do segundo turno do Brasileiro. Foram 46.437 pessoas na vitória por 4 a 1. Em números absolutos, o estádio recebeu 60 jogos, com 39  vitórias do Grêmio, 11  empates e 10 derrotas. 
 
No entanto ainda não viu um título sequer. O Grêmio não conquista nada desde 2010 e a espera é que a nova casa possa recebera primeira taça no ano que vem, quando for apenas do Grêmio. 
 
Em 2015, ainda, completa-se a mudança absoluta das estruturas do clube, como departamentos de futebol, marketing e comunicação, para Arena.Reuniões do Conselho Deliberativo, eleições e consultas à torcida já ocorrem no local. E o CT Luiz Carvalho, que fica em frente ao estádio, receberá os demais setores com os treinamentos deixando de ocorrer no Olímpico e indo apenas para lá. 
 
Localizado na zona norte de Porto Alegre, o estádio gremista tem capacidade para 50,1 mil pessoas.