Topo

Coritiba começa a secar o Real Madrid após escapar da queda no Brasileirão

Se vencer os próximos 6 jogos, a equipe espanhola igualará recorde do Coritiba em 2011 - ANDREA COMAS / REUTERS
Se vencer os próximos 6 jogos, a equipe espanhola igualará recorde do Coritiba em 2011 Imagem: ANDREA COMAS / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 18h05

O Coritiba tem um bom motivo para secar o Real Madrid a partir desta terça-feira contra o Ludogorets, da Bulgária, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões: o time espanhol está cada vez mais próximo de quebrar o recorde de maior número de vitórias consecutivas, estabelecido em 2011 pela equipe paranaense.

Entre fevereiro e maio daquele ano, o Coritiba somou 24 vitórias seguidas, sendo a última delas uma goleada histórica contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil: 6 a 0. Apesar disso, o próprio Palmeiras foi o responsável por dar fim à série no jogo de volta, ao vencer por 2 a 0 no Pacaembu.

Com o feito, o Coritiba foi parar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a equipe com mais triunfos consecutivos na história do futebol. Depois do episódio, o clube adotou o apelido de “o mais vitorioso do mundo”. Agora, para não perder esse posto, precisa torcer contra o Real nos próximos seis jogos.

Contra o Celta, no último sábado, o time espanhol chegou a 18 vitórias seguidas na temporada. A atual sequência começou no dia 16 de setembro, na goleada sobre o Basel por 5 a 1, pela Liga dos Campeões. Três dias antes, a equipe tinha sido derrotada pelo Atlético no clássico de Madri por 2 a 1.

Curiosamente, o próprio Atlético pode ser o adversário do Real na 24ª partida da série. Os merengues já conquistaram a classificação para as oitavas de final da Copa do Rei, e o Atlético venceu o primeiro jogo do confronto contra o L’Hospitalet fora de casa por 3 a 0. Se confirmar a classificação, as duas equipes se enfrentarão pela fase seguinte da competição no início de janeiro de 2015.

Antes disso, porém, o Real ainda terá um compromisso importante: o Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado no Marrocos. A primeira partida dos espanhóis no torneio está marcada para o dia 16 de dezembro, e o adversário sairá do jogo entre Cruz Azul e Sydney Wanderers.