Topo

Estrela no sub-20, Henrique soma terceiro rebaixamento e tem futuro incerto

Henrique anotou um gol no jogo que ratificou a queda do Bahia para a Série B do Campeonato Brasileiro - Felipe Oliveira/Getty Images
Henrique anotou um gol no jogo que ratificou a queda do Bahia para a Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 17h33

Henrique tem apenas 23 anos, mas já conhece bem a efemeridade do mundo do futebol. Em 2011, o atacante foi artilheiro e melhor jogador do Mundial sub-20 conquistado pela seleção brasileira na Colômbia. Era a estrela de um time que tinha nomes como os laterais Danilo e Alex Sandro, o zagueiro Juan Jesus, o volante Casemiro e os meias Oscar e Philippe Coutinho, todos convocados pela equipe principal em 2014. No último domingo, Henrique foi titular do Bahia que perdeu por 3 a 2 para o Coritiba e caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em cinco temporadas como profissional, essa foi a terceira queda do atacante para a Série B do torneio nacional.

Com tantos rebaixamentos, Henrique agora tem futuro incerto. O jogador está emprestado ao Bahia até o fim deste ano e não deve ficar na equipe tricolor. Ele tem contrato até 2016 com o Botafogo, que também foi rebaixado para a segunda divisão.

“Sou jogador do Botafogo, e se for para voltar eu vou fazer meu melhor. Mas ainda não sei o que pode acontecer”, disse Henrique em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. “Até agora, a ideia é voltar para lá. Não tenho nada em vista”, completou.

Quando disputou o Mundial sub-20, Henrique era uma promessa das categorias de base do São Paulo. Ele chegou a disputar algumas partidas entre os profissionais da equipe tricolor em 2009, mas se indispôs com a diretoria por causa da falta de oportunidades.

Em 2010, Henrique foi emprestado ao Vitória e fez parte da equipe que caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Voltou ao São Paulo e foi novamente cedido temporariamente, mas ao Granada, 17º colocado da temporada 2011/2012 do Campeonato Espanhol (o último entre os que não foram rebaixados).

Henrique voltou ao Brasil ainda em 2012, quando assinou contrato com o Sport. Ele chegou em maio ao time pernambucano, disputou 13 partidas e marcou dois gols. No entanto, isso não foi suficiente para evitar que a equipe rubro-negra caísse para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

“Acho que eu fiz escolhas erradas. Sair do São Paulo foi um erro, e depois eu fiz escolhas ruins”, admitiu Henrique.

Após ter sido rebaixado com Vitória e Sport, Henrique assinou contrato com o Botafogo. O atacante fez parte da equipe alvinegra que fez boa campanha no Brasileiro de 2013 e chegou a ter papel relevante entre os reservas na campanha da Copa Libertadores deste ano, mas perdeu espaço depois da saída do treinador Eduardo Hungaro.

Em abril, Henrique trocou o Botafogo pelo Bahia. “Eu até fiz alguns bons jogos. Não tive sequência, mas consegui atuar bastante”, disse o atacante. “Tentei ajudar da melhor forma possível”, completou.

No Bahia, contudo, Henrique acumulou mais uma queda. O time tricolor somou apenas 37 pontos e terminou o Campeonato Brasileiro na 18ª posição. “Foi complicado. A tristeza estava no vestiário, mas a gente sabia que a última rodada não ia dizer nada. A gente não caiu contra o Coritiba, mas no decorrer do ano”, avaliou o jogador que usou a camisa 19.

Henrique agora quer recomeçar: “Faço planos de médio prazo. Quero pegar um clube bom, sólido, para fazer boas partidas e voltar a marcar. Basta um ano bem feito para tudo voltar a ser como era antes”.