Topo

Zé Roberto descarta aposentadoria e dá receita para longevidade no futebol

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 13h19

Zé Roberto é um caso raro. Aos 40 anos, o jogador deixou o meio-campo e voltou à lateral esquerda no Campeonato Brasileiro de 2014. Na posição em que foi revelado, recebeu da revista Placar e do canal fechado ESPN a Bola de Prata, prêmio destinado aos melhores da competição. Em alta, o “novo” ala descartou planos de se aposentar e deu uma receita inusitada para a longevidade no futebol.

“Eu não bebo, não fumo, e ultimamente tenho namorado pouco. Então eu tenho muita lenha para queimar”, disse o jogador do Grêmio, em tom de brincadeira, à ESPN.

“Ele estava sozinho lá, e a família estava em São Paulo. Então, namorar eu acho que ele só conseguia quando voltava para cá”, respondeu o goleiro Marcelo Grohe, também do Grêmio, outro vencedor da Bola de Prata.

Até esta temporada, Zé Roberto vinha jogando como meia. O jogador chegou a ser improvisado na lateral, mas se consolidou no setor depois da Copa do Mundo, quando o técnico Luiz Felipe Scolari voltou ao Grêmio.

“Independentemente da posição, tenho procurado ajudar meus companheiros e correr o máximo. Acho que consegui fazer um bom papel e fico feliz com isso”, avaliou Zé Roberto. “Ele teve um papel importantíssimo e serviu como exemplo para os mais novos. A dedicação dele puxou muito a molecada”, completou Grohe.