Topo

Grêmio e agente mantêm reuniões diárias, mas renovação de Saimon é incerta

Saimo tem permanência no Grêmio incerta e precisa renovar contrato - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Saimo tem permanência no Grêmio incerta e precisa renovar contrato Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2014 11h00

Desde a última semana que o Grêmio e o empresário Jorge Machado têm mantido reuniões quase que diárias. Em pauta, a renovação de contrato do zagueiro Saimon. Segundo o procurador, os contatos não evoluíram, mas precisam caminhar o mais breve possível pela proximidade do fim do vínculo. 

O zagueiro de 23 anos tem contrato vencendo no fim de fevereiro. Fica livre para assinar com qualquer clube. Por isso a pressa para renovação ou liberação para procurar destino em outro lugar. 
 
"Temos mantido contatos todos os dias. Não temos ainda bases para renovação. Estamos conversando sobre isso. Ele tem mais um mês de contrato, só. Temos que resolver", afirmou Machado ao UOL Esporte. 
 
Saimon ficou 'famoso' por um fato curioso. No começo deste ano, um vídeo de sexo no qual ele aparecia com duas mulheres foi divulgado na internet. Ele foi afastado de um amistoso, buscou a Justiça e se explicou em nota oficial. 
 
Em campo, o ano alternou bons e maus momentos. Ele chegou a ser testado no time titular por Enderson Moreira como lateral esquerdo. Mas sofreu uma série de lesões e acabou tendo oportunidades reduzidas. Encerrou 2014 com sete partidas disputadas e um gol marcado. 
 
No fim da temporada, trabalhou em várias oportunidades como volante, observado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
O currículo do defensor aponta várias passagens pelas seleções de base do Brasil. Ele foi, inclusive, capitão do time campeão do Sul-Americano Sub-20 de 2010, no Peru. 
 
Por conta da necessidade de pagamento de uma dívida antiga entre Grêmio e Flamengo, pela compra de Rodrigo Mendes no ano 2000, o clube Tricolor vai liberar até dois jogadores para os cariocas. Os mais cotados são Pará e Matheus Biteco. No entanto, Biteco tem direitos fracionados entre vários investidores, algo que dificultaria o acerto. Saimon, que sempre foi muito elogiado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo na época do Grêmio, é um dos que pode entrar neste negócio. 
 
O Grêmio passa por um processo de redução de folha de pagamento e liberação de vários jogadores. Felipão chegou a dizer que as saídas podem apontar até 25 jogadores, entre os que retornam de empréstimo ou ainda os que não serão aproveitados. E chegadas, no máximo duas. Tudo pela reorganização financeira do clube, que passa por momentos difíceis.