Topo

Não é só Malcom. Na Europa, joia de 16 anos está de saída do Corinthians

Da esquerda para a direita: Alef (jogador do Olympique-FRA), Matheus Pereira, Guilherme Miranda (agente), Fernando Garcia (investidor) e Malcom se encontraram em Marselha - Arquivo Pessoal / Matheus Pereira
Da esquerda para a direita: Alef (jogador do Olympique-FRA), Matheus Pereira, Guilherme Miranda (agente), Fernando Garcia (investidor) e Malcom se encontraram em Marselha Imagem: Arquivo Pessoal / Matheus Pereira

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 19h16

O jatinho de propriedade do empresário Fernando Garcia desembarcou nesta terça-feira em Marselha, na França, com dois jogadores do Corinthians entre os tripulantes. Além de Malcom, que tem ofertas do Olympique Marseille-FRA e do Dínamo de Kiev-UCR, também embarcou o jovem meia Matheus Pereira, de 16 anos.

A intenção da empresa Elenko Sports é apalavrar a transferência de Pirulão, como o jogador é conhecido. Recentemente, reportagem do UOL Esporte mostrou que 95% dos direitos econômicos do jogador foram cedidos pelo Corinthians em negociações com os investidores. Agora, a intenção do grupo é levá-lo do clube.

Diante da repercussão do caso, o Corinthians resolveu mudar sua abordagem em relação a Matheus Pereira. Até pouco tempo, o jovem estava cotado para jogar o Campeonato Brasileiro sub-20, em dezembro, e a Copa São Paulo de Juniores, em janeiro. Como só tem 5% dos direitos do clube e sabe da possibilidade de transferência, a direção corintiana tirou Matheus de campo. Nem mesmo com o time sub-17, em torneio na Bolívia, o jogador viajou.

Como o Corinthians tem contrato em vigor com Matheus Pereira até 2017, existe até a possibilidade de imbróglio, já que ele não pode se transferir para a Europa com menos de 18 anos. Nos últimos dias, a Elenko Sports foi questionada pela direção corintiana sobre um acordo para receber mais que 5% dos direitos econômicos de um negócio que parece cada vez provável.

Na seleção brasileira sub-17, Matheus Pereira é o principal destaque. Nos últimos dias, ele foi eleito o melhor jogador do torneio Nike Friendlies, nos Estados Unidos, e atua com a camisa 10 do Brasil que jogará o Sul-Americano da categoria no começo de 2015.