Topo

Eurico faz "faxina" e abraça desafio de fazer Vasco recomeçar do zero

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/12/2014 06h00

O Vasco, definitivamente, terá cara nova em 2015. A “faxina” comandada por Eurico Miranda começa com a saída de Joel Santana e termina com mudanças radicais em um elenco que teve dificuldades para garantir retorno à elite do futebol nacional – foi terceiro colocado na Série B. O presidente cruzmaltino abraça desafio de cumprir promessas a partir de um recomeço do zero, com apenas alguns nomes remanescentes de uma campanha irregular nesta temporada.

A longa lista de baixas do elenco cruzmaltino começa com as saídas de Douglas e Kleber, principais nomes do time – no papel – em 2014. Joel Santana também era peça importante, mas o Vasco preferiu abrir mão do profissional em busca de uma opção de treinador que se enquadre melhor em seu planejamento.

A promessa de campanha eleitoral de Eurico em montar um Vasco que “nunca mais caia e dispute títulos” será iniciada com uma proposta de novidades em todos os setores do elenco, a começar pelo comandante no banco de reservas.

Dentro de campo, os esforços se concentram apenas na renovação contratual do zagueiro Douglas Silva. Outros dez atletas com contrato no fim deste ano são vistos com ressalvas ou não entram nos planos de forma definitiva.

A prioridade está na busca por um substituto para Joel Santana. Marquinhos Santos, do Coritiba, surge como alvo do Vasco neste primeiro momento. O interesse em um nome considerado promissor também é outra decisão tomada por Eurico e seus pares que indica um caminho diferente da gestão comandada por Roberto Dinamite.

As mudanças também se explicam pela necessidade de enxugar gastos. Com um teto estipulado em pouco mais de R$ 100 mil mensais para o cargo de treinador e longe de cogitar loucuras para contratar um nome de peso que comande o time, o Vasco busca remontar a equipe para encarar a temporada 2015.

As reuniões da cúpula vascaína serão intensificadas para a definição das necessidades mais urgentes da equipe. Existe a preocupação com o pouco tempo disponível até o retorno dos trabalhos com o elenco, marcado para o dia 2 de janeiro. O Vasco se reapresenta no dia 2 de janeiro, com viagem definida para Pinheiral três dias depois. O clube fará a pré-temporada no centro de treinamento local até o dia 18.