Topo

Felipão queria usá-lo com 15 anos. Agora, promessa vira aposta do Grêmio

Lincoln completou 16 anos, assinou contrato profissional e subiu para o principal - Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio
Lincoln completou 16 anos, assinou contrato profissional e subiu para o principal Imagem: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/12/2014 06h00

Fábio Koff cumpriu a rotina como presidente do Grêmio, em uma tarde comum no estádio Olímpico. Desceu de sua sala e foi acompanhar um treinamento no gramado suplementar. Lá estava um menino, rápido, habilidoso, que enchia os olhos na atividade. Koff perguntou quem era. Felipão respondeu Lincoln, e tem 15 anos. Assustado pela lei, Koff vetou a utilização do jovem, que já estava nos planos do comandante. Agora, com o primeiro contrato profissional assinado, ele se une ao elenco principal com apenas 16 anos e está garantido na pré-temporada gremista. 

Lincoln é considerado uma das maiores apostas do Tricolor atualmente. Com 15 anos, já fazia parte da seleção brasileira Sub-17. E mesmo na categoria superior, se destacou e foi titular do time nacional. 
 
O diálogo relatado por Koff na terça-feira foi engraçado. E mostrou todo apreço que Felipão já tinha pelo jovem. 
 
"Um dia eu desci para ver um treino e perguntei: quem é aquele menino? Ele me disse: é o Lincoln, e ele só tem 15 anos. Eu fale: Mas não pode jogar, Felipe. É proibido. Se vem o Ministério Público aqui... Ele não tem contrato profisional, não pode... Ele respondeu: mas ele joga demais. Eu falei: Mas então espera o ano que vem", sorriu Koff. 
 
A reportagem do UOL Esporte tratou do jovem Lincoln em matéria publicada no mês de setembro. O garoto tem carreira gerida pelo Grupo DIS, está no clube desde os 8 anos de idade e com status de craque. 
 
A direção gremista confiava na vitrine para garantir que o primeiro contrato dele seria de fato em Porto Alegre. Na avaliação do então diretor das categorias de base, Júnior Chávare, quanto mais o jovem fosse conhecido, menor a chance de alguém tentar levá-lo do Grêmio antes do esperado. 
 
O 'roubo' não aconteceu. Lincoln assinou, na segunda-feira, seu primeiro contrato profissional. A ligação ao Grêmio, agora, vencerá apenas no fim de 2017. O prêmio imediato foi a ascensão para o time principal. 
 
"Não tenho nenhum receio de afirmar e o tempo pode me cobrar. O Grêmio tem dois atletas que vão marcar época no futebol brasileiro. O Lincoln e o Everton. O Lincoln tem 16 anos e já está relacionado para agregar ao time profissional na pré-temporada", comentou Koff. 
 
Polivalente, o jovem já foi atacante, meia, terceiro homem central e até lateral. Além da velocidade, os potentes chutes em cobranças de falta chama atenção. Felipão queria utilizá-lo com 15 anos, agora poderá. 
 
O projeto de utilização da base e redução de custos é a principal determinação do Grêmio para 2015. O elenco que realizará a pré-temporada a partir do dia 10 em Gramado contará com 16 jogadores vindos dos times inferiores e com idade menor que 20 anos. Além de Lincoln, o clube ainda confia muito no crescimento de Everton. 
 
"Ele [Everton] foi pouco aproveitado neste ano por diversos motivos. Mas confiamos muito nele, e será muito bem aproveitado no ano que vem", sentenciou Koff. 
 
O mandatário gremista se despede do posto nesta quarta-feira. À noite, na Arena, Romildo Bolzan Júnior assume o comando do clube. Já Koff mudará de posto e se tornará vice de futebol, podendo ficar mais perto da pasta mais importante no Tricolor.