Topo

Koff deixa presidência do Grêmio aplaudido de pé.Novo mandatário pede união

Fábio Koff (e) entrega comando do Grêmio a Romildo Bolzan Júnior (d)  - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Fábio Koff (e) entrega comando do Grêmio a Romildo Bolzan Júnior (d) Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/12/2014 21h13

Na notie desta quarta-feira (10), no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio, na Arena, o presidente Fábio Koff se despediu do comando do clube. O mandatário nos últimos dois anos, deu lugar a Romildo Bolzan Júnior, eleito para o biênio 2015/2016. Após discursar, citando as dificuldades e reconhecendo que não teve sucesso no futebol, mas sim na parte administrativa, Koff foi aplaudido de pé. Bolzan, depois, pediu união ao clube citando a difícil situação financeira. 

"No futebol, evidentemente, poderíamos e gostaríamos de ter feito mais. Estivemos bem perto no ano passado, como vice do Brasileiro, e a queda nas semi da Copa do Brasil. Resultados que infelizmente não repetimos neste ano. Planejamos grandes títulos, fizemos investimentos que julgávamos corretos e necessários. Caminhamos, caímos, levantamos, e caminhamos de novo. E assim o faremos sempre. Quantas vezes forem necessárias, pois esta é a história do Grêmio, nossa marca, nosso espírito de nunca desistir. Infelizmente não conseguimos os grandes títulos, mas eles virão, tenho certeza, num futuro bem próximo", disse Koff. 
 
Mas se no futebol não conseguiu sucesso, na parte administrativa o fez. "Fomos intransigentes no cumprimento do mandato. Inteligentes na defesa dos limites estabelecidos pelo Conselho de Administração. Na defesa do clube. Até hoje, a operação [de compra da Arena] não se concluiu porque o Grêmio não aceita entregar seu imóvel desonerado e receber um imóvel sobre o qual existem compromissos de garantia sobre a superfície. É do contrato, é da decisão, que isso se respeite, isso foi uma luta incansável do atual comando. Na busca deste objetivo. Não só pelo que representa, mas muito mais pelo que representa na retomada da dignidade e da grandeza do clube", completou. 
 
Em seguida, o discurso foi do presidente eleito Romildo Bolzan Júnior. O mandatário dos dois próximos anos pediu união aos gremistas, seja no Conselho ou ainda em qualquer outra situação. 
 
"Este momento de dificuldades [financeiras do clube] será muito melhor, mais saudável, cosistente, se todos os gremistas se unirem. Independente do grupo que pertença. Nossa paixão não se decide em grupos, mas no Grêmio. Não é paz que se pede, ou renúncia de ideias. Mas uma atitude em favor do clube. Se há um momento em que os gremistas precisam se unir e dar mais para o Grêmio é este. Ninguém está dispensado dessa missão de transição ou isento de colaborar. Nós conclamamos, o Grêmio precisa e deve se unir. Viva o Grêmio, o que fomos, o que seremos. Tenho certeza que num futuro próximo estaremos aqui emocionados pela conquista de grandes títulos", falou Bolzan, emocionado. 
 
Fábio Koff assinará compra da Arena
 
Antes do fim da solenicade, Romildo ainda entregou a Koff um documento que delega a ele o direito de segui com compra da Arena. Será o presidente nos dois últimos anos, que assumirá posto de vice de futebol, que assinará a compra da gestão do estádio, que está parada devido a investigação da Operação Lava-Jato sobre a OAS. 
 
O Grêmio está pronto para mudança absoluta, esvaziando o Olímpico, mas não entregará o estádio enquanto a Arena não deixar de ser garantia de um empréstimo do BNDES e estar liberada para a chamada 'troca de chaves'. 
 
O Conselho de Administração presidido por Romildo Bolzan Júnior será formado por Claudio Oderich, Adalberto Preis, Sergei Costa, Antonio Dutra Júnior, Odorico Roman e Marcos Hermann. No futebol, Koff será o vice, Rui Costa segue como diretor executivo e um outro componente será escolhido após a desistência de Duda Kroeff por motivos pessoais.