Topo

Sem salários, 13º e férias, atletas do Santos criticam sumiço de presidente

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/12/2014 06h00

Dois meses de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional, mais três meses de direitos de imagem (maior parte), além de 13º e férias. É tudo isso que a diretoria santista deve aos seus jogadores na última semana de mandato. O UOL Esporte conversou com alguns jogadores do elenco. O discurso é um só: críticas pelo atraso e sumiço do presidente Odílio Rodrigues e dos demais integrantes do Comitê Gestor.  

A maioria dos atletas prefere não se expor. No entanto, o experiente Thiago Ribeiro fez questão de representar os jogadores na mídia. O atacante reclama que a diretoria sequer deu satisfação e, por isso, o elenco santista está sem saber se receberá os atrasados antes da eleição para a presidência do clube, que ocorre neste sábado, na Vila Belmiro.

“Ele [presidente Odílio Rodrigues] não foi dar satisfação. Como tem dois meses de carteira e três de imagem, queríamos pelo menos uma satisfação. Esperamos que essa dívida não fique para o ano que vem. Esperamos que seja acertado antes de terminar o mandato da atual diretoria. Não sabemos quem será o presidente, mas torcemos para que seja quitada. Perguntamos para o Zinho [gerente de futebol] se ele tinha posição ou previsão, mas ele não soube informar. Ficamos aguardando até o último sábado, se alguém, o presidente, alguém do Comitê, daria pelo menos uma satisfação para nós ou se o dinheiro ia sair. Infelizmente, ninguém apareceu. Estamos sem saber”, afirmou Thiago Ribeiro ao UOL Esporte.  

A crise financeira se arrasta por toda a temporada. Dos 12 meses do ano, o Santos atrasou os direitos de imagem em dez meses. Os jogadores do Santos, inclusive, temem que a atual diretoria deixe a dívida para o próximo presidente.

“Claro que esperamos que isso não aconteça (dívida para a próxima diretoria). Queremos que essa semana a situação seja solucionada. Até porque já é um atraso grande de salários. Não é a primeira vez que tivemos atrasos de salários neste ano. Os pagamentos registrados em carteira a gente vinha recebendo corretamente até setembro, atrasou uns dias antes apenas. Já a imagem atrasou durante toda a temporada, a diretoria teve dificuldade para pagar em dia. Agora foi o maior atraso. Já é a segunda ou terceira vez que acontece o atraso nos direitos de imagem durante toda a temporada”, disse o camisa 11.

“Como eu falei, esperamos que ainda essa semana seja resolvido. Já são dois meses de carteira, três de salário de imagem vencidos e o 13º que tem que ser pago até o dia 20 de setembro. Não recebemos a primeira parcela de novembro e tem as férias também. É um atraso que incomoda a todos e esperamos que isso não evolua”, completou.

Além dos jogadores, os funcionários de diversas áreas do clube também não recebem salários. O ordenado do último dia 5 não foi pago, além da primeira parcela do 13º e férias.

O Santos vendeu recentemente 50% dos direitos de imagem do volante Alison. O clube ficou com apenas 20%, pois o restante pertence ao próprio jogador. O clube recebeu cerca de R$ 5 milhões, mas a verba não foi utilizada para pagar os atrasados.

A reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa do Santos para falar sobre a crise financeira do clube, mas não recebeu uma posição até a publicação desta matéria.